Destaques
Nova Petrópolis: Festival Internacional de Folclore alcançou mais de 500 mil pessoas
Nova Petrópolis – Encerrado no domingo, 1º, e realizado em formato online, o 48º Festival Internacional de Folclore chegou ao fim com a marca de mais de 500 mil pessoas alcançadas através das redes sociais. Desde 16 de julho, a página do evento no Facebook alcançou 291 mil pessoas. Já no Instagram, os conteúdos geraram 337 mil impressões. Os números ainda seguem em crescimento, uma vez que as transmissões seguem disponíveis.
O prefeito Jorge Darlei Wolf considerou os resultados extraordinários, principalmente por tratar-se de uma experiência nova de programação online para o evento. “A comissão organizadora e nossos grupos de danças souberam explorar muito bem os recursos tecnológicos e isso será muito válido para engrandecer as edições seguintes”, afirmou.
No Facebook, a publicação de vídeos dos grupos e as lives geraram 65,4 mil engajamentos, sendo 27.382 reações (curtidas), 3.484 comentários e 2.205 compartilhamentos até o dia 1º. Além do Brasil, os países mais envolvidos foram Argentina, Paraguai, Costa Rica, Colômbia e Chile.
Encerramento
A cerimônia de Encerramento e Extinção da Chama Folclórica ocorreu com transmissão ao vivo. Em um ato que simbolizou a continuidade das tradições folclóricas entre as gerações, a chama foi apagada por Hellen Heylmann, de 1 ano, junto com os seus pais, Emily Boettcher e César Heylmann, ambos integrantes do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial.
Estiveram presentes o prefeito Darlei; a secretária de Cultura, Gislaine Leal; a secretária-adjunta Fabiane Graunke; a diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner; a presidente da Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Natalia Pellenz, e as soberanas do Folclore Alemão: Rainha Andressa Haas e 1ª Princesa Sara Freitas.
Pedal e caminhada do Folclore
Novidades na programação, o Pedal realizado no dia 25 de julho, e a Caminhada em 1º de agosto, foram os únicos com participação presencial do público. Na avaliação da diretora Cândida Maldaner, as experiências ao ar livre serviram para diversificar a programação através de duas tendências muito presentes. “Acreditamos que são duas novidades que chegaram para ficar e devem estar presentes nas próximas edições”, afirmou
Testagens
Foram quatro apresentações transmitidas ao vivo, além de uma Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade e das cerimônias de Abertura e Encerramento. Para as sete ocasiões, dançarinos, músicos, autoridades e integrantes da equipe técnica foram testados previamente para a Covid-19.
Ao longo de três semanas, a secretaria de Saúde aplicou 153 testes rápidos do tipo antígeno, e todos resultaram negativos. Além da testagem, o espaço em que foram realizadas as lives teve número restrito de pessoas, com medição de temperatura e uso obrigatório de máscara.