Conecte-se conosco

Destaques

Nova Petrópolis explica vacinação em jovem de 22 anos contra a Covid-19

12/08/2021 - 15h12min

Vacinação nesta quinta-feira., 12, era para pessoas de 29 anos (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Uma jovem de 22 anos, sem comorbidades, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na última terça-feira, 10, na UBS Vila Germânia. Na data em questão, a faixa etária que estava sendo vacinada estava nos 30 anos e somente nesta quinta-feira, 12, avançou para os 29 anos. O fato gerou dúvidas na comunidade quanto a uma possível lista de espera, que não existe, ou até mesmo um caso de “fura-fila”, que também não ocorreu.

A secretaria de Saúde admite que a jovem foi vacinada, mas explica que fez isto para que a dose da vacina não fosse desperdiçada. O que aconteceu neste dia é que quatro pessoas da faixa etária dos 30 anos haviam agendado a vacinação, mas não compareceram. Portanto, era necessário aplicar as doses antes que vencessem, ou então elas precisariam ser jogadas fora. “As vacinas chegam em frascos de 6 a 10 doses. Quando um frasco é aberto, todas precisam ser aplicadas em um curto intervalo. Quando está prestes a vencer, as equipes de saúde entram em contato com pessoas da faixa etária em vacinação, ou da faixa imediatamente abaixo”, explicou.

Esse fator, segundo a Prefeitura, exige uma logística especial, principalmente nos bairros, onde a busca pela vacinação não é constante. Naquele dia, houve uma falha no processo de busca e, ao fim do expediente, quatro doses de vacina estariam sendo perdidas. “Como último recurso, chamou-se duas pessoas da faixa etária correta. Para as outras duas, não foi mais possível localizar pessoas das faixas etárias contempladas no dia. Então foram vacinadas duas mais jovens, que estavam disponíveis, incluindo a pessoa de 22 anos”, complementa.

Sem lista de espera

A confusão aconteceu porque a jovem vacinada gravou e publicou um vídeo alegando ter participado de uma “lista de espera”, que não existe no município. “Cabe destacar que a vacinação dessas duas pessoas ocorreu às claras, inclusive com registros fotográficos. Graças ao sistema de busca citado, Nova Petrópolis não tem necessidade de trabalhar com listas de espera”.

A Secretaria de Saúde reforça que o sistema de buscas feitas pelas equipes de saúde é eficiente, ágil, e sem registro de perda de doses até o momento. Porém, diz que tomou providências no sentido de aprimorar a organização da logística na unidade para que casos excepcionais como este não se repitam.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.