Destaques
Nova Petrópolis: movimento popular consegue investimento de R$ 50 mil para pracinha
Nova Petrópolis – Um movimento chamado “Brinca Nova Petrópolis”, formado por mães e outras moradoras que acreditam na importância das crianças terem uma infância com diversão e lazer, uniu forças e conseguiu um investimento de R$ 50 mil, que será utilizado para melhorias e investimentos de novos brinquedos na Praça Maria Hertel, entre a Avenida 3 de Maio e a rua São José do Caí.
O recurso vem para a Prefeitura através de uma emendar parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak, solicitada pela vereadora Kátia Zummach, e confirmada ao prefeito Jorge Darlei Wolf no dia 4 de agosto. As secretarias de Turismo e de Planejamento seguirão o projeto com sugestões apresentadas pelo “Brinca Nova Petrópolis”. O grupo esteve no gabinete do prefeito no dia 25 de agosto, ocasião em que foram apresentadas as sugestões para a Praça.
“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”
A coordenadora do movimento, Gicele Sobral, conta que a Praça Maria Hertel foi apontada por sua localização e tamanho. “Por ser central, nesse momento atenderá mais crianças e famílias do que uma praça de bairro por exemplo, mas queremos muito ampliar esse projeto para chegar a mais praças”, conta.
Brinquedos do local estão velhos (Créd.: Dário Gonçalves)
Objetivos
Entre as possibilidades avaliadas para a Praça, estão a construção de uma área de brinquedos exclusivos para crianças pequenas, outros para crianças maiores, área pet e espaço para exercícios físicos. “A Praça Maria Hertel é um espaço tradicional, com excelente localização e está precisando de melhorias. Em comum acordo com o grupo, entendemos que este é o espaço mais adequado para o nosso primeiro projeto de investimentos em praças infantis”, afirmou o prefeito Darlei.
Sobral comenta que atualmente a Praça Maria Hertel possui apenas balanços e uma quadra de areia. “Uma praça enorme e central que está subutilizada e que tem muito potencial para ser um novo atrativo. Toda melhoria que a prefeitura conseguir fazer agora será ótimo para Nova Petrópolis. No projeto entregue à Prefeitura há sugestões não somente de brinquedos, mas também uma visão ampla de toda uma revitalização da praça, com atividades que possam contemplar toda a comunidade.
Projeto com sugestões entregue ao prefeito inclui novo labirinto (Créd.: Francis Limberger)
Como surgiu o movimento
O Movimento Brinca Nova Petrópolis começou com Gicele Sobral, mãe de um menino de três anos, questionando os brinquedos quebrados e a falta de variedade dos brinquedos das pracinhas. “Foi quando falei com a Kátia pela primeira vez, protocolei reclamação e sugestões para a Administração passada. Então, quando entrou a nova Administração, a vereadora conseguiu agendar uma reunião com o prefeito e fui atrás de mais pessoas para colaborar, trazer ideias, e pensarmos de uma forma coletiva e diversa”, conta. As reivindicações foram mostradas pel’O Diário na edição 5.153, no dia 27 de janeiro deste ano.
Pracinha da rua Guido Theodoro Hillebrand, Bairro CTG, no início do ano (Créd.: Gicele Sobral)
Hoje, o grupo hoje tem Gicele na coordenação geral, a arquiteta e paisagista Gabriela Pizzetti, que trouxe outra arquiteta para o grupo, Cristiane Kaiser, a pedagoga e professora de artes e arte terapia, Zana Costa, a também pedagoga. Luanda Mochen, e a advogada e professora de Yoga, Carolina Stumpf, além da vereadora Zummach e outras integrantes. “Hoje somos nós que vamos conversando, trazendo sugestões, revisando texto, trazendo ideias diversas”.
Fora da bolha
Embora exista um “núcleo” no grupo que debate sobre os assuntos, a coordenadora não quer que as ideias fiquem “dentro de uma bolha”. Por isso, uma pesquisa aberta foi feita com a comunidade, onde coletou-se sugestões de moradores e depoimentos de especialistas de diversas áreas. “O último documento de sugestões, quando ficou pronto, também mandei para especialistas para ter opiniões e sugestões a mais”, acrescenta.
O pequeno Oliver terá mais opções de brinquedos na Praça Maria Hertel (Créd.: Dário Gonçalves)
Sobral diz que este é o primeiro passo, mas o objetivo é pensar em projetos a longo prazo para unir a comunidade e os poderes o publico e privado para que mais praças sejam revitalizadas. Por fim, afirma que em Gramado, na gestão de 2017 a 2020, mais de 20 praças foram revitalizadas e que este é um exemplo a ser seguido. “Levei meu filho pra brincar lá e pesquisar. Tenho certeza que Nova Petrópolis pode fazer o mesmo, que será ótimo pras crianças, pros munícipes e também para os turistas”, finaliza.
Praça possui uma área de 4.420m² e pode ser melhor aproveitada (Créd.: Dário Gonçalves)