Conecte-se conosco

Notícias

Cidadãos protestam hoje em frente a prefeitura da região contra polêmico aumento no IPTU

24/09/2021 - 13h14min

Novo Hamburgo – Um grupo de cidadãos fará um protesto na tarde desta sexta-feira, a partir das 16 horas, em frente à Prefeitura, contra o reajuste do valor venal do IPTU, aprovado na semana passada pela maioria dos vereadores, e sancionado pela prefeita Fátima Daudt. Eles afirmam ser contra o reajuste de até 300% neste valor, correspondente à defasagem de 18 anos no valor cobrado e calculado pela Administração.

Conforme os organizadores, serão entregues folders com explicações sobre uma eventual ação judicial, que poderá ser aberta contra a norma já na semana que vem. Também serão coletadas assinaturas para um abaixo-assinado. O grupo protesta contra o reajuste, cuja recomendação foi feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Prefeitura afirma que cobrará o novo valor em um período gradual de cinco anos.

Na sessão que aprovou o projeto em segundo turno, no último dia 15, houve muito tumulto e inclusive socos dentro do saguão da Câmara de Novo Hamburgo, conforme vídeos publicados em redes sociais, e os quais o Diário teve acesso. Também nesta semana, além do reajuste do valor venal, a prefeita Fátima sancionou mais um reajuste, de 8,99%, mas do valor total, referente ao IPCA (inflação) acumulado entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.