Geral
Exposição do artista Adair Mahle expressou sentimentos no Núcleo de Casas Enxaimel
Em mais um evento comemorativo ao aniversário de Ivoti a exposição das obras do artista chamou a atenção dos visitantes
Ivoti – Mais um evento alusivo ao aniversário do município, a exposição “Dor, Preconceito, Racismo e Sublimação”, do artista Adair Mahle teve tarde de visitação no sábado, dia 16, no Núcleo de Casas Enxaimel. Na mostra os visitantes puderam visualizar o acervo com 48 obras que expressam arte e emoção. A curadoria é da psicóloga Débora Schneider. “Este é um grande momento o qual estou desenterrando um Adair adormecido mas que gritava a muito tempo”. Os trabalhos estão à venda ao final do circuito cultural. A reserva é feita pelo WhatsApp 51-99672-7022.
O artista – Formado em Artes Plásticas e pós-graduado em Arte e Educação, Adair já assumiu diferentes cargos na área cultural na região. No decorrer de 2021, decidiu explorar a pintura como parte de um processo psicoterapêutico. Ao esticar a tela, Mahle escolheu diferentes materiais e fez as telas com o irmão Pedro, numa mescla de pesquisa e experimentação. Destaque para o uso da costura, além da água sobre a tinta.
Linha, costura, dor – A costura, presente em diversas obras, é uma forma de demonstrar o preconceito e a dor, dá volume e representa para Adair não somente a estética, mas a poética da obra. A linha é um elemento que faz parte desta reconstituição de uma fragilidade do corpo, da dor, sustentada pelo preconceito e pelo racismo. Com cores e traços fortes e vibrantes, os quadros chamaram muito a atenção da equipe de artetereapia da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti que realiza um projeto muito interessante com os pacientes.
(Créditos: PMIV
Leila Ermel)