Conecte-se conosco

Destaques

Espaço destinado para pessoas em tratamento de câncer é inagurado em Dois Irmãos

25/10/2021 - 15h59min

Espaço promete acolher pacientes oncológicos e familiares

Pacientes oncológicos podem procura o local gratuitamente

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos-  Foi inaugurado mais um espaço destinado aos pacientes em tratamento do câncer na cidade. Desde segunda-feira, 25, o Instituto Olívia Fischer abriu as portas e deu início aos atendimentos, com o objetivo de proporcionar momentos de descontrações, apoio e fortalecer laços familiares, muitas vezes prejudicados.

Duas Assistentes Sociais, que trabalhavam com pacientes oncológicos, juntaram a vontade de fazer o bem e acolher pessoas que estão passando por momentos difíceis e projetam o Instituto, que agora é uma realidade em Dois Irmãos. “Ele foi fundado em junho, mas só agora começamos com os atendimentos no local”, explica a diretora presidente, e uma das idealizadoras, Luciana Lemos Desbesel.

Ainda segundo Luciana, o Instituto não tem vínculo político e nem religioso e é mantido por um investidor fixo de Dois Irmãos.

Equipe do Instituto Olívia Fischer

Atendimentos voltado à família e pacientes

O Instituto conta com uma equipe de 11 pessoas e dispõe de atendimentos psicológicos, nutricional, fisioterapia, assistencial, grupo de apoio aos pacientes e familiares e atividades relacionadas à musicoterapia, arte terapia, palestras, artesanato e pilates.

Todos os atendimentos são gratuitos. “As pessoas podem vir por indicação pelo Sistema de Saúde ou por livre demanda. Ao chegar no Instituto passarão por uma avaliação dos Assistentes Sociais para entender quais são suas necessidades e vulnerabilidades, sendo indicado para a atividade que mais tenha a ver com a pessoa”, explica Luciane.

Inspiração: Olívia Fischer

A inspiração do nome do Instituto veio de Olívia Fischer, nascida em 10 de outubro de 1929, em Ibirubá-RS, teve 7 filhos, frutos do seu amor com Arnaldo. Em 1979, teve o diagnóstico de câncer de colo do útero. Apesar do medo inicial, sempre priorizou saber toda a verdade sobre a doença e o tratamento, a fim de que olhasse de frente para a questão e, então, lutasse para vencer essa etapa. Resiliência e força foram a marca registrada dela durante o processo que durou 6 anos de tratamento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.