Conecte-se conosco

Geral

Apae comemora 30 anos de atuação em Dois Irmãos

28/10/2021 - 16h10min

Comemoração foi marcada por muita brincadeira

Celebração foi marcada com muita brincadeira

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos – No dia 30 de outubro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE, comemora os 30 anos de atuação no município. A entidade conta com 13 colaboradores e diversos voluntários e atualmente são atendidos 103 usuários do zero aos 50 anos, todos de Dois Irmãos.

Com a pandemia a entidade conseguiu manter os atendimentos tanto presenciais como remotamente. “Seguimos todos os protocolos sanitários e conseguimos atender. E foi muito importante, pois conseguimos dar todo o suporte para eles e familiares, pois a pandemia em si mudou a rotina de todos”, explica a diretora da Apae Graziela Carla Trindade Mayer.

Ainda de acordo com a Graziela, a Apae faz um trabalho de desenvolvimento com cada usuário. “Hoje temos 22 jovens inseridos no mercado de trabalho e a Associação tem extrema importância nisso, pois a gente prepara esses jovens para uma socialização”, ressalta.

Educador físico Girardi Altenhofen e a assistente social Joelma Brandt, entregaram medalhas aos integrantes

A união da comunidade trouxe a Apae

Segundo a presidente Maria Leoni Dapper Frohlich, quando nasceu o filho dela, Roberto Frohlich, com sindrome de down, não tinha Apae na cidade e os usuários tinham que ir para as cidades vizinhas, como Novo Hamburgo. Ela teve iniciativa e juntou a comunidade para dar o ‘ponta pé inicial’ na construção da Associação no município.

“Com isso, Roberto foi o motivo de termos a Apae aqui e junto com ele chegou outros usuários que estão desde o começo. Eu só tenho gratidão por todos que se envolveram e se envolvem até hoje”, salienta.

Josnei Luís e Roberto Frohlich

Comemoração

Para celebrar a data, a instituição realizou uma festa, no dia 28, com diversos brinquedos, atividades e entrega de medalha dos 30 anos da Apae, para os usuários. No sábado, 30, terá uma live às 19h nas redes sociais da Associação, onde será feito o sorteio de uma ação entre amigos em comemoração ao aniversário.

Pequeno Rafael se divertindo no evento

Veja a importância da APAE para os usuários:

– Temos pessoas especializadas trabalhando em prol dos usuários e familiares. Damos todo o suporte para cada um deles e preparamos eles para socialização.

Maria Leoni Dapper Frohlich, presidente da Apae e mãe do Roberto frohlich.

– A instituição ajuda bastante no desenvolvimento, na animação. Meu filho adora vir para cá é uma segunda casa. Ele foi um dos fundadores do local.

Lucia Shoffen, mãe do Josnei Luís.

-Minha filha melhorou bastante com as atividades que tem aqui. Eu também aprendi como lidar com ela, pois nunca tinha tido contato com alguém com sindrome de down.

Jacinta Weber, mãe da Letícia Fernanda.

-Aqui tem muito amor e todos são tratados iguais. Aprendi que meu filho não é diferente por causa das limitações físicas dele. São fundamentais para mim.

Luciane Marques, mãe do Rafael, que nasceu com paralisia cerebral

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.