Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos: Igrejas luteranas celebram os 504 anos da Reforma

29/10/2021 - 19h20min

Os cultos de comemoração acontecerão no domingo, 31

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos/Herval – No domingo, 31, há 504 anos, Martinho Lutero publicou uma lista de queixas contra a Igreja Católica. Mais tarde esta lista foi chamada de 95 Teses, que deram início a um movimento chamado de Reforma Protestante, que foi um evento revolucionário.

A Reforma “fez a nossa identidade evangélica e moldou a tradição cristã enquanto Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – a IECLB”, explica a pastora Cláudia P. S. Pacheco.

Para o pastor da Igreja Luterana (IELB) Oscar M. Zimmermann, a data torna-se importante na medida em que ela oferece uma oportunidade de refletir sobre a verdadeira causa da Reforma. “Na verdade, de acordo o Dr. Paulo Nerbas, professor emérito do Seminário Concórdia (SL), celebrar a Reforma explica que este momento representa a angústia de Lutero em tentar achar respostas sobre o perdão de Deus”, ressalta.

Podemos dizer que a celebração da Reforma é uma elucidação daquilo que cremos e que de fato nos faz livres: o amor/graça, a Escritura, a graça e a fé em Jesus Cristo. Celebrar a Reforma é presentificar a luz para tempos sombrios, que revela a importância da vivência da fé”, reforça a pastora Cláudia.

Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça e Somente a Fé. A pessoa cristã, de confissão evangélica luterana, se apega a estes quatro pilares e vive uma liberdade comprometida com o Reino de Deus, o qual é a mensagem central do Evangelho e a nossa esperança.

Pastora evangélica da IECLB na Paróquia em Dois Irmãos, Cláudia Pacheco.

 “Uma das preocupações de Lutero era preparar as pessoas para o Reino do Céu e para este mundo, principalmente por meio da educação. Por isso, achamos que seja relevante não esquecer o que aconteceu na Idade Média, a partir da Reforma desencadeada pelo Frei Dr. Martinho Lutero.

Pastor da IELB Oscar M. Zimmermann.

Celebrações nas Igrejas

Na Igreja Luterana (IELB) a celebração acontece por meio de cultos com mensagens e canções. Já a Igreja Evangélica (IECLB) vai comemorar o aniversário com um culto e celebração de batismo.

Anos atrás, quando não havia pandemia, este culto era celebrado junto pelas duas comunidades, mas para evitar aglomeração, cada uma fará na sua igreja.

Horários de cultos

Na Congregação São Miguel, o culto será dia 31, às 8h30min.

Na Igreja Evangélica, o culto será dia 31 às 9h (DI) e também em Boa Vista do Herval, com Jubileu de Confirmação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.