Destaques
Santa Maria do Herval: agricultores devem se cadastrar no eSocial
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval / região – A partir de agora os agricultores também devem se cadastrar na plataforma do eSocial – assim como as demais empresas já procedem há algum tempo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fábio Wobeto, o processo será feito de forma gradativa. “A ideia é que quando o agricultor vem apresentar as notas a gente já faz o cadastro dele na plataforma, migrando os dados e fazendo a vinculação”.
Fábio Wobeto, presidente do Sindicato Rural (FOTO: arq. O Diário)
Fábio explica que não é necessário pressa para fazer essa transição. Quem tiver alguma dúvida, também pode contatar o Sindicato através do 3567-1246.
Mas afinal, o que isso significa?
O agricultor faz uma contribuição de 1,5% sobre as suas vendas para o fundo rural através do talão de produtor. Quando vende algum produto para uma empresa, a própria já lança os dados no eSocial. Porém, quando a venda acontece diretamente para uma pessoa física o agricultor mesmo faz este recolhimento e, para isso, é feita uma guia no Sindicato, emitida através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), para que possa fazer a sua contribuição.
A partir de agora, essa guia não poderá mais ser emitida através do DARF. Para isso, o agricultor precisa se cadastrar no eSocial, que nada mais é do que um campo onde todas as informações ficam centralizadas.
Nada muda
O eSocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma ferramenta criada pelo Governo Brasileiro para que as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas sejam enviadas pelo empregador de modo padronizado e unificado.
É importante deixar claro que os sistemas não criam novas obrigações, apenas unificam em um mesmo ambiente as informações já existentes e que, anteriormente, estavam separadas em várias frentes.
A migração pode ser feita com calma, neste ano ou início do próximo. Mas é importante ressaltar que as informações do eSocial são fundamentais para o reconhecimento dos direitos previdenciários, portanto, todos os agricultores devem fazê-lo.