Conecte-se conosco

Destaques

Bombeiros de Dois Irmãos orientam a população para evitar incêndios florestais

15/11/2021 - 14h38min

Atualizada em 15/11/2021 - 14h40min

No domingo, 14, foram necessárias mais de duas horas para conter um incêndio florestal em Morro Reuter (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – O Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos recebeu um chamado no início da tarde de domingo, 14, por volta das 12h50, de um incêndio florestal na rua Balduíno Weiler. A guarnição se deslocou ao local e, no total, foram duas horas e 15 min combatendo as chamas, evitando que se alastrassem pelas propriedades e causando ainda mais estragos. O incêndio não chegou perto de residências.

Não há informação exata de quando e como o fogo começou, mas acredita-se que já desde o início da manhã de domingo. A reportagem conversou com alguns moradores que informaram que viram fumaça desde cedo no local.

Bombeiros usaram bombas costais para conter as chamas, pois o caminhão não conseguia acessar o local (FOTO: Cleiton Zimer)

Também relataram que as chamas podem ter começado por conta de um descuido de uma turma que estava reunida ali perto. Porém, não há nenhuma comprovação disso.

Com a vegetação baixa muito seca, junto ao vento, as chamas rapidamente se espalharam. Uma das propriedades, onde há plantação de acácias, foi totalmente atingida. Depois o fogo seguiu por entre árvores de eucalipto até ser contido pelo Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, que trabalhou com sopradores e bombas costais para isolar o foco, já que não havia como o caminhão de combate se aproximar do local.

Orientação dos Bombeiros de como proceder

A maioria dos incêndios em vegetação atendidos pelo 2° Pelotão de Dois Irmãos são provocados por ação humana, ou seja, por falta de cuidados das pessoas. Para tanto, a Lei de Crimes Ambientais diz que provocar incêndios em vegetação é crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa e para aqueles que causarem poluição que afete a fauna e a flora – colocar fogo em lixo, entulho, por exemplo.

Considerando a proximidade do verão e com as baixas precipitações, principalmente no período do segundo semestre, tornam-se mais propicias as queimadas na vegetação. “Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, ressalta o 2º Sargento Pujol do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos.

Pujol pontua que as queimadas são uma grande questão ambiental. “A prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado”. O Sargento destacou alguns cuidados que devem ser tomados:

1- Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde vegetação, menos ainda se esta estiver seca;
2- Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo poderá servir de alimento para o fogo;
3- Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não
vegetação, principalmente seca, ou deve ser feita bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não possam iniciar um incêndio florestal;
4- Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;
5- Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;
6- Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (
limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.
7- Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos
deve estar atento à qualquer surgimento de queimada;
8- Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter
seu espaço limpo, com pouca ou nenhuma vegetação;
9- Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçad
a/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;
10- Terão situações em que o incêndio já iniciou, será necessário que o combate seja iniciado o mais breve possível, portanto, aquela pessoa que presenciá-lo, deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193 ou a Devesa Civil do município, manter-se calmo e identificar-se, informando a localização exata e um ou mais pontos de referência para que as equipes encontrem o local de forma mais rápida.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.