Destaques
Diário Rural: casal cultiva cebola e clientes podem comprar direto da horta
Dois Irmãos- Há três anos o casal Maria Teresinha Feiten Schneider, 53 anos, e Lari Luís Schneider, 66 anos, mudaram-se para uma casa nova no Vale Esquerdo, onde resolveram plantar diversas coisas em frente e ao lado do terreno. A princípio tudo era para consumo próprio e uma ocupação a mais para eles, mas logo surpreenderam-se com pessoas querendo comprar mudas de cebola.
Além das mudas de cebolas, roxas e brancas, o casal cultiva aipim, feijão, milho, tomates e algumas verduras. “Nunca imaginei que iriamos começar a vender, nunca foi nossa intenção, mas aconteceu”, explica Maria Teresinha.
Três anos de cultivo
Segundo Maria, o primeiro ano que eles plantaram já surgiram interessados em comprar, mas como não tinham o suficiente, somente no segundo ano eles começaram a vender. “Começou pelos vizinhos que vieram comprar e foi se espalhando”, conta.
Então no segundo e terceiro ano o casal plantou bem mais, já com a intenção de vender. Conforme Maria, além de Dois Irmãos, eles tem clientela de Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Campo Bom.“Hoje fornecemos mudas de cebolas para algumas agropecuárias, mas a maioria das vendas são diretamente aqui conosco”, salienta Maria.
Vem de berço
O gosto do casal por cultivar e plantar vem de muito cedo. Lari, já tinha experiência com hortas e Maria aprendeu tudo que sabe com os pais, que plantavam mudas de cebola. “Para mim é comum, meus pais plantavam e eu sempre gostei. Então aqui fizemos como um passatempo, pois eu sou aposentada e trabalho com calçados e o Lari aposentado, mas ainda trabalha com obras”, explica Maria.
Ainda de acordo com Maria, eles gostam de se ocupar com a horta. Mas como a dedicação não é somente para as plantações, eles instalaram um sistema para regar as mudas. “As mudas de cebola precisam ser regadas duas vezes ao dia”, ressalta.
Cultivo das cebolas
O casal começa a plantação das mudas de cebola em maio, pois elas podem ser plantadas até setembro. Já o tempo de semear, segundo Maria, é fim de fevereiro e começo de março. “As mudas precisam de 2 meses para estarem prontas”.
A maioria dos clientes compram as mudas, para cultivar as cebolas em casa. Mas alguns optam por comprar as cebolas de nós. “Esse ano eu não precisei comprar cebola no mercado, tive em casa da branca e da roxa”, declara Maria.
Cerca de 300 mil mudas
De acordo com o casal, somente neste ano de 2021 foram vendidas cerca de 300 mil mudas de cebolas. “Antes a procura maior era pelas mudas de cebolas brancas, mas esse ano posso dizer que foi ‘elas por elas’, tanto brancas como as roxas”, diz.
“Este ano começamos a fazer a semente também. É um trabalho interessante e de processos, onde primeiro a gente planta a cebola, depois colhemos e fazemos as sementes e deixamos secar”, conta.
Todo cuidado é pouco
Segundo o casal, não basta apenas plantar, semear e colher. Existe o tempo certo e a hora certa do dia para colher sem estragar. “Não pode colher as mudas quando ainda estiverem molhadas do sereno, elas precisam estar secas e já terem pegado sol”.
Outro cuidado que se devemos tomar é com as pestes de plantas. “Enquanto são mudas e pegarem as ‘pulgas de plantas’ a gente aplica um veneno bem fraco. Mas depois que tem cebolas não se pode mais”, explica Maria.
Ainda de acordo com o casal, todas as plantações da horta são livres de quaisquer agrotóxicos. “É tudo orgânico”, frisa Maria.
Para adquirir mudas pode ser realizado um pedido antes pelo telefone 99658-2861 ou ir diretamente no local. “Tudo é colhido na hora para ser o mais fresco possível”, afirma.