Destaques
Assinante de Dois Irmãos há quase 20 anos aprende a ler com o Diário
Romilda aprendeu a ler em português com as notícias do diário
Dois Irmãos- Na região é comum ouvirmos o dialeto Hunsrik, devido a imigração alemã no Estado. Quem nasceu lá nos anos 30 e 40 era comum aprender o português somente na época da escola, em casa era só alemão. Porém, o caso de dona Romilda Weber, 87 anos, é ainda mais curioso. Ela só aprendeu a falar português aos 40 anos de idade, pois precisou para ajudar os filhos nas tarefas escolares.
Segundo Romilda, algumas palavras ainda saem trocadas e outras ela não consegue achar as certas para se expressar. “Eu tinha vergonha de falar português, mas hoje perdi”, declara com sorriso no rosto.
Exemplo de superação
Não é nada fácil aprender uma língua nova, ainda mais aos 40 anos, mas Romilda se esforçou e com a ajuda dos filhos, que na época estavam na escola, aprendeu a falar. Mas ela não parou por ai, além de falar ela queria aprender a ler em português.
Então, de acordo com Romilda, o esposo, Werno Weber, assinou o jornal Diário e chegou para ela com uma edição e disse: “Está aqui, aprende a ler”. Romilda não negou esforços e religiosamente todas as manhãs ela pegava o Diário e lia palavra por palavras e foi assim que aprendeu a ler em português. “Sou assinante há quase 20 anos, e só tenho a agradecer ao jornal por ter colorido ainda mais minha vida”, ressalta.
Hábito de vida
Segundo nossa leitora, a leitura do jornal faz parte da rotina dela. “Eu acordo arrumo meu quarto, tomo meu café e sento para ler as notícias. Todos os dias a mesma coisa e eu adoro”, salienta