Destaques
Cria da casa: irmãos Dhein têm fêmea de pônei Campeã
Por Cândido Nascimento
Presidente Lucena – A fêmea de pônei G.A Dama Negra, de 1 ano e 7 meses destacou-se como a Campeã Égua Jovem Nacional do Cavalo Pônei, e Reservada Grande Campeã, em Tatuí, São Paulo, neste mês. A expectativa é que em 2023, quando atingir a idade adulta, conquiste mais prêmios, pois é filha de pai e mãe campeões.
Segundo Gustavo Dhein, que junto com o irmão Augusto, administra a Estância Relincho, e conta atualmente com cerca de 30 pôneis, muitos deles campeões, à frente do nome de cada animal vão as iniciais G.A, que representam o primeiro nome dele e do irmão.
O começo de tudo foi com três fêmeas adquiridas pela família, e que eram utilizadas para passeio das crianças, cujas famílias vinham almoçar no restaurante. “O meu pai, Nereu Dhein, tinha essas fêmeas para os nossos clientes usarem de montaria, mas a partir daí a gente foi atrás de adquirir um pônei reprodutor, então veio o Lento dos Guris, da Cabanha Dois Guris, de Pareci Novo”, explica Gustavo.
AS PREMIAÇÕES
Em 2014 o Lento dos Guris foi inscrito na Expointer através da Cabanha Dois Guris, que já era associada à ABCC Pônei, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Pônei, e conquistou o título de Campeão. “Na realidade tudo começou ali, então foram tiradas algumas crias que foram vendidas”, explica Gustavo.
Já no ano seguinte, em 2015, a Estância Relincho associou-se à ABCC Pônei, regularizando o nome da estância e o afixo G.A, que vai à frente dos nomes dos animais da criação própria do local. A partir desse passo começaram a aparecer os campeões.
Um destes foi o Otinando dos Guris, que foi Grande Campeão 2015, e foi Reservado Grande Campeão 2016 e Grande Campeão 2017. Atualmente com 15 anos, ele passou por um problema numa perna, após receber um coice de uma fêmea, e quase foi sacrificado, mas resistiu bravamente, graças à persistência dos irmãos Dhein, e depois de recuperado ainda se tornou novamente Campeão na Expointer 2021.
FAMÍLIA CAMPEÃ
A mãe da Dama Negra, Greta Garbo de Lucca, foi comprada em Minas Gerais em 2017 e foi Campeã Pro genis. Ela é uma multicampeã na Expointer em 2017 e 2019 e também Campeã na Expofeira de Pelotas em 2019. O pai de Dama Negra, G.A Domingueiro, foi Jovem Macho 2021, Grande Campeão da Expofeira/2021 e recebeu 1º Prêmio Nacional em Tatuí, São Paulo/2021.
Dama Negra ainda foi Grande Campeã Jovem Fêmea na Expointer 2021, Grande Campeã Jovem na Expofeira de Pelotas, Campeã Égua Jovem Nacional do Cavalo Pônei e 2º lugar Reservada Grande Campeã/2021. “Por isso ela é a 2ª Melhor Égua Jovem do Brasil, com apenas 1 ano e 7 meses”, explica Gustavo.
“Nos sentimos bastante satisfeitos com os resultados, pois é um trabalho de vários anos, com investimento em genética, e agora ganhando prêmios com animais de criação própria, nascidos e criados aqui na Estância Relincho, e isso é um orgulho para nós”, conclui.