Conecte-se conosco

Destaques

Casal viaja mais de um milhão de km para falar de amor e casamento

29/11/2021 - 13h36min

Por Cândido Nascimento

Ivoti – Para o casal Claudio e Lorita Gernhardt, a chegada da pandemia atrapalhou uma rotina que vinha sendo realizada há 25 anos, participando de retiros e palestrando para mais de 5.000 pessoas, viajando mais de um milhão de km pelo Rio Grande do Sul e diversos estados brasileiros, levando na bagagem a experiência de quem está junto há 57 anos.

CANCELAMENTO

Quando a pandemia estourou no Brasil e mundialmente, Claudio e Lorita estavam em Santarém, no Pará. “Ali já surgiram as dificuldades e, apesar dos voos começarem a ser cancelados, conseguimos um avião para retornarmos para casa”, lembram eles.

RETORNO

No final do mês de novembro deste ano será um ensaio para o recomeço, com uma palestra a ser feita em Porto Alegre. A agenda começa a ser retomada com carga total a partir de março de 2022.
As agendas são para março (Joinville), abril (Canoas) e Palmas/To, maio (Palmas), junho (Maravilha/SC e Dourados -MG do Sul), julho (Goiás), agosto (Augusto Pestana)/RS), setembro (Serra Pelada/ES), outubro (Vila Valêncio e São Gabriel da Palha/ES), novembro (Cascavel/SC).

Um começo como professor

Claudio é filho de Alfredo Osvino Gernhardt e Wally (Möbus) Gernhardt. Alfredo foi um dos emancipacionistas de Ivoti, e comerciante, tendo por muitos anos uma loja de eletrodomésticos ao lado da Prefeitura.
Por incentivo dos pais ele estudou na Escola Evangélica em São Leopoldo, onde se formou professor regente, atividade que permitiria assumir o lugar do pastor na falta deste. Depois de formado ele foi dar aulas em Rolante, onde conheceu a esposa, Lorita. Ambos frequentavam a Juventude Evangélica daquela comunidade.
Enquanto Claudio dava aulas em uma escola, Lorita trabalhava na secretaria de um hospital. Ambos iam para o trabalho de bicicleta e se cruzavam pelo caminho. Mas tinha um detalhe: o então rapaz pedalava com os livros embaixo do braço e as mãos no bolso.

CASARAM CEDO

“Eu via o Claudio pedalando e dizia para mim, tomara que esse exibido caia”, fala Lorita, enquanto ele completa: “caia nos meus braços”. Quando casaram, Claudio tinha 21 anos e Lorita 18. Anos depois eles viriam para residir em Ivoti, onde Claudio assumiria uma loja de eletrodomésticos da família. Ele chegou a largar a profissão de professor em Estância Velha para se dedicar ao comércio.
“Nós já temos 57 anos de casados, mas nos amamos hoje mais do que antes, e temos um casamento duradouro e feliz, e se Deus fez isso na nossa vida, pode fazer na vida das demais pessoas”, enfatiza Lorita.

Uma difícil decisão a tomar

O surgimento do Ministério Família Cristã Feliz foi em 1995, após a aposentadoria de Claudio e Lorita, que já tinham os filhos criados e encaminhados para a vida. Mesmo trabalhando na loja da família, o casal tinha uma vida ativa na Igreja Trindade (IECLB).
“Nós já éramos convidados para fazer as palestras para os casais em outros lugares, e uma dessas palestras foi em Arroio do Padre, em Pelotas. Na hora da gente vir embora pediram para ficarmos, mas nós tínhamos que abrir a loja no dia seguinte”, afirma Claudio.
Lorita conta que na época eles tinham um Fusca laranja, e que o Claudio sugeriu que eles iam palestrar para casais após se aposentarem, e ela gostou da ideia. “O Claudio parou no caminho e fez uma oração: Senhor, nós queremos Te servir 24 horas por dia, e ir para onde tu mandares”.

Previsão do tempo para o casamento

Quando começaram a fazer os retiros para casais, eles ficaram por um período de três meses em Pelotas, pois os filhos já eram casados. Um dos temas preparados leva o nome de “A previsão do tempo para o seu casamento”.
Um detalhe, eles levavam manequins, capas e guarda-chuvas para as palestras. Segundo eles, não é possível enfrentar uma tempestade sem estar devidamente preparado.
“É inevitável os problemas chegarem, mas precisamos nos preparar para poder enfrentá-los, e a Palavra de Deus traz dentro dela tudo o que nós precisamos”, enfatizam os palestrantes.
Segundo o casal, quando se compra um eletrodoméstico, seja um fogão, geladeira ou ar condicionado, ou mesmo um aparelho de telefone celular, vem um manual acompanhando esse produto. “A Bíblia é o nosso manual para que se tenha um casamento feliz, pois ali estão todas as dicas”, explicam eles.

 

Mais de 5.000 mil pessoas alcançadas

Até agora já foram alcançadas mais de 5.000 pessoas do Rio Grande do Sul e de outros estados. As palestras já foram feitas em Caxias do Sul, São Lourenço do Sul, Novo Hamburgo, Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Lindolfo Collor, Gramado, Canela, Dois Irmãos e Nova Petrópolis.

Também já conheceram através das suas palestras os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins. Goiás, Pará, Bahia, cerará, Pernambuco e a Capital Federal, Brasília.

PRIVILÉGIO

Segundo Claudio é uma alegria muito grande poder levar a mensagem de Deus a outras pessoas. “É um privilégio podermos trabalhar na Seara do Senhor”. Ele observa que a questão não para ver resultados, mas para motivar as pessoas a buscarem a Deus.
Quando começaram a viajar, n hão havia GPS, então Claudio dirigia e a esposa levava um mapa aberto no colo, e também iam perguntando os endereços para as pessoas. Os caminhos eram mais longos quando chegavam na cidade, mas aos poucos iam conhecendo os lugares e os caminhos se tornavam mais rápidos.

História contada em livro

Claudio e Lorita contam a sua trajetória no livro “25 Anos de Estradas, histórias e bençãos”, lançado na Feira do Livro de Ivoti. Eles contam que passaram a viver na dependência de Deus, e que tudo Ele provê.
Ali relatam boa parte das suas experiências e também como fizeram o seu motorhome, um sonho que foi realizado após 38 anos de espera. Ganharam de um amigo o motor e o chassi de uma Sprinter CD 2015, e fizeram a montagem do veículo em uma empresa especializada.
Para resumir os temas de suas palestras, eles contam a história da dracma perdida. De acordo om eles, são os valores do casamento que foram se perdendo com o tempo: respeito, carinho, romantismo, atenção e amor verdadeiro.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.