Conecte-se conosco

Destaques

Vereador quer tornar o 9 de novembro uma data comemorativa em Nova Petrópolis

16/12/2021 - 15h04min

Vereador Paulo Heylmann (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O vereador Paulo Heylmann (MDB), o Goiabão, sugeriu que a Prefeitura estude a possibilidade de colocar o dia 9 de novembro no Calendário de Eventos como data comemorativa. Goiabão justificou que a data seria uma homenagem Emmelshausen, cidade alemã que tournou-se coirmã de Nova Petrópolis nesta data, em 2019.

“Essa cidade é muito importante para Nova Petrópolis, pois a grande maioria dos imigrantes que vieram para nosso município são oriundos da região do Hunsrück, que Emmelshausen representa”, disse. O vereador também destacou que a língua alemã falada aqui é muito parecida com a de Emmelshausen que, até hoje, é destino de intercâmbio entre o Colégio Frederico Michaelsen e o Integrierte Gesamtschule (IGS).

Além disso, em 9 de novembro de 1851, nasceu Theodor Amstad, o padre que fundou a primeira cooperativa de crédito do Brasil, conhecida hoje como Sicredi Pioneira. “Como somos a Capital Nacional do Cooperativismo, lembrar do dia 9 de novembro com um ato cívico é mais que fundamental. Reunir a irmandade e o nascimento de Theodor Amstad”, finalizou.

Ex-prefeitos

<10> Goiabão também pediu que o Poder Público passe a homenagear os ex-prefeitos já falecido com um arranjo de flores nos túmulos no Dia dos Finados, pois essa seria uma maneira de lembrar os feitos realizados em prol de Nova Petrópolis, sem esquecer seus méritos e suas memórias. “Todos os anos, a Prefeitura deve fazer uma homenagem a todos os ex-prefeitos já falecidos, em reconhecimento pela autoridade pública que foram”, justificou. Heylmann.

A indicação teve aprovação de quase todos os vereadores, exceto de Egon Ackermann (Republicanos) e Oraci de Freitas (Progressistas) que se abstiveram da votação.

Corte de pinheiros

Outra solicitação feita pelo vereador, é que a Prefeitura faça um estudo técnico de poda ou retirada das araucárias na pracinha da Rua Otto Grings, em Linha Imperial, uma vez que, segundo ele, existe um grande risco de acidente grave ou até morte para qualquer pessoa, pois um galho pode quebrar e cair.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.