Conecte-se conosco

Destaques

ALERTA: Santa Maria do Herval já tem falta de água para consumo humano

31/12/2021 - 10h43min

Atualizada em 31/12/2021 - 10h50min

Nos rios e córregos a água está cada vez mais fraca; onde havia correnteza agora há predominância de pedras (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A notícia para a virada de ano não é das melhores e, as consequências disso para 2022 são preocupantes. A falta de chuva já tem gerado diversos impactos na região. Em Santa Maria do Herval as lavouras de milho estão padecendo diante do sol escaldante e, com a falta de água, o processo de polinização está sendo afetado drasticamente e, com isso, a rentabilidade da safra é uma incerteza – da mesma forma, todas as outras culturas estão sofrendo.

Mas os efeitos já estão chegando para o consumo humano também. Nos últimos dias, a Prefeitura teve que abastecer residências na Nova Renânia de famílias que têm poços próprios e estão secando. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), mais pessoas já entraram em contato dizendo que vão precisar de água.

Desta forma, o pedido da Administração é um só: não desperdiçar. Afinal de contas, a gota usada de forma inconsequente agora pode faltar lá na frente para saciar a sede. “Pelo jeito que está a previsão, podemos ter certeza que teremos mais problemas neste sentido”, lamentou Gilnei.

A prefeita Mara Stoffel (PDT) lamentou todo o cenário e também pediu uso consciente do recurso hídrico. “Se está chuva não cair a tendência é piorar. Torcemos pela chuva”, alertou, dizendo que as perdas para os agricultores serão enormes. “Estavam com uma expectativa e agora não tem ação”.

Na tarde de quinta-feira, 30, a Prefeitura também emitiu uma nota alertando para o problema, pedindo racionamento de água da população.

Veja algumas dicas para adotar no seu dia a dia:

– Mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

– Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

– Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, as duchas de alta pressão são inimigas do consumo consciente de água. Elas têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

– Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

– Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.

– Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.

– No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação

– Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

– Use um balde e um pano para limpar o carro.

– Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

– Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

– Reutilize as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio. O reuso de água é uma excelente forma de consumo consciente. Água cinza é toda água proveniente do chuveiro ou da máquina de lavar roupas que ainda pode servir para atividades como lavar o quintal, dar descargas, limpar pisos e paredes ou até regar o jardim (dependendo do tipo de substância com o qual a água tiver entrado em contato).

– Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Uma boa forma de exercitar o consumo consciente de água é aproveitar a água que caiu do céu.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.