Panela de Pressão
Ivoti: fogos de artifício, asfalto, passado, primeiro mundo
Raul Petry – [email protected]
Panela de Pressão
FOGOS DE ARTIFÍCIO
Realmente diminuiu muito a soltura de fogos de artifício ruidosos. É que tem lei que proíbe este tipo de comemoração principalmente no ano novo desde o ano passado. A Covid também contribuiu no ano passado principalmente, para a diminuição de fogos de artifício. Mas neste ano, em que as coisas praticamente voltaram ao normal, os fogos de artifício foram pouco utilizados. Um ou outro disparo de rojão e fogos de artifício se verificaram. As pessoas se assustaram com a divulgação da notícia de que a multa para quem fizesse isso seria de 11 mil reais. Portanto, dificilmente teremos de novo passagens de ano com centenas de rojões e fogos de artifício sendo soltos. Este tempo passou. A menos que se utilizem a partir de agora fogos de artifício como espetáculo visual e não ruidoso. Os fogos de artifício na verdade não são ruidosos. O problema mesmo são os foguetes. Estes realmente tem que ser proibidos sem dó nem piedade.
ASFALTO
Indo direto para os assuntos locais, dá gosto andar por Ivoti. A maior parte das ruas asfaltadas e um asfalto novinho em folha. E o prefeito me vem com essa. Vai asfaltar mais um grande lote de ruas. Só que ele não pode se esquecer de asfaltar a Rua Tuiuti, que liga o Núcleo de Casas de Enxaimel com a VRS-867. Um trechinho que não dá 1 km, mas é importantíssimo para o turismo de Ivoti. É bem verdade que lá não mora ninguém, mas e daí!
PASSADO
No passado recente tivemos prefeito que fazia uma obra só pensando no número de votos que conquistaria. Imagina ele asfaltar uma rua ou estrada onde não mora ninguém, embora toda a sua importância para o município. Ele fazia cálculos e mais cálculos sobre onde investir o dinheiro só pensando na próxima eleição. Este tipo de administrador público só pensa na próxima eleição, e não no futuro do município. O estadista, ao contrário, pensa no futuro e não só no presente. Quem só pensa no presente não tem longa vida.
PRIMEIRO MUNDO
O sonho de todo morador de uma cidade é morar num lugar que se pareça com aqueles lugares de primeiro mundo. Cidade limpa, ordeira, ar puro para respirar, pessoas simpáticas, ruas e avenidas boas para transitar, passeio público para caminhar. É claro que não temos tudo isso, tem muito lugar horrível dentro de Ivoti que precisa melhorar. No entanto, ninguém é perfeito, e Ivoti não haveria de ser. O que acontece é que Ivoti está melhorando significativamente. Há pouco tempo havia poderes que atrasavam os investimentos. Este poder da nossa pátria que não deixava a cidade crescer não existe mais. Hoje crescemos a passos largos. Lembram-se da fiscal da Prefeitura que levava a polícia para fazer batidas nas empresas para ver se elas cumpriam determinações principalmente da área ambiental? Vivíamos num estado policialesco, que tem que ser mais é esquecido. Este aspecto não era só de Ivoti. O Brasil inteiro sofria com o estado policialesco que se instalou na nossa pátria, amarrando tudo e atrasando, consequentemente, tudo. Escapamos dessa!