Destaques
Investimentos na avicultura seguem estagnados em Herval diante do preço do ferro
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – No início a pandemia trouxe boas expectativas para os produtores de frango. Foi uma consequência diante do aumento de carnes de outras variedades, como bovina, o que fez com que o frango ficasse “mais em conta” para os consumidores, dentre outros fatores também.
Levou-se até há uma projeção de implantar cinco aviários novos por ano em Santa Maria do Herval. Porém, a pandemia foi se agravando e implicando em outros segmentos e, agora, o problema é outro: o preço para a construção de um aviário praticamente dobrou – com o custo das ferragens, principalmente, que faltam no mercado.
Jaime Morschel, secretário de Agricultura, conta que um aviário padronizado (15m X 150m) que estava na faixa de R$ 600 mil, passou para praticamente R$ 1 milhão. “Como justificar que os produtores estão há quatro anos com o mesmo preço, e o valor dos aviários praticamente dobrou? Quantos anos terá de pagar a mais para quitar o aviário?”, questiona Jaime, afirmando que esta incerteza faz com que muitos investimentos fossem travados.
Como citado, o próprio valor do frango ficou estabilizado. O aumento percentual que teve não repõe o valor que já estava defasado, com o aumento da maravalha, energia elétrica e outras despesas. “Então tu precisa trabalhar mais anos para pagar o investimento”.
Desta forma, no início da pandemia tinha 11 aviários com a documentação encaminhada e protocolada para o início das obras, mas, os investidores pediram para segurar. “Estão aguardando o comportamento do mercado para analisar as possibilidades de investimento”.
Renda certa
Mesmo assim Jaime pontua que não é possível dizer que investimento não vale a pena. “O frango, mesmo sendo pouco, é uma renda garantida; cada lote é um dinheiro certo. Agora, a margem de lucro diminuiu, não só no frango, em tudo”.
Destaque
O frango é o forte do setor primário de Santa Maria do Herval. É o que mais gera retorno do cálculo do ICMS atualmente. O município possuí 86 aviários produzindo para a Nutrifrango e Pinheiros, da qual a 60% vai para a Nutrifrango.
Milho
Há ainda uma preocupação quanto à safra de milho. Mesmo com a chuva dos últimos dias, a estiagem que se prolongou antes disso afetou algumas plantações e a rentabilidade desta safra pode ser afetada, o que implicará diretamente na produção de frangos.