Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha: bloqueio da RS-239 foi um acerto

25/01/2022 - 12h33min

Retorno é feito pela BR-116 no viaduto do Rincão (Crédito: Luis Soares)

Medida realizada em outubro de 2021 zerou acidentes no trecho

Estância Velha – Desde 30 de outubro do ano passado, motoristas tiveram que aderir a mudança de trânsito promovida na RS-239. O bloqueio realizado no cruzamento entre a BR-116, no sentido interior-Capital, que dava acesso à rodovia estadual, em frente ao Pórtico do município, zerou o número de acidentes.

Atualmente os dados evidenciam as consequências positivas da tomada de decisão. Tanto em 2020, quanto em 2021, em janeiro foram três acidentes registrados pela Guarda Municipal (GM) e Brigada Militar (BM), e neste janeiro, nenhum. Com o fechamento, o último trimestre também não registrou colisões.

“Foi pensado na vida do nosso cidadão, que muitas vezes se envolvia em um acidente fatal. Foi um acerto da Administração”, afirmou o secretário de Segurança, José Dresch. Segundo ele, a pasta já esperava um desgaste inicial quanto a possíveis irregularidades no trânsito, que cessaram com o tempo.

Índice de acidentes

Período 2020 2021 2022
Jan 3 3 0
Fev 2 5
Mar 5 2
Abr 0 1
Mai 1 2
Jun 3 2
Jul 1 3
Ago 1 1
Set 3 3
Out 2 0
Nov 2 0
Dez 3 0
Total 26 22 0
*Com dados da GM e BM

 

Relembre o motivo

Desde o final de 2020, com o alto índice de acidentes no trecho, a Prefeitura buscou soluções. Na época, o prefeito Diego Francisco esteve reunido com órgãos responsáveis, incluindo o governador Eduardo Leite, porém o Estado não aplicou modificações ou prestou retorno efetivo.

Em decorrência disso, buscando garantir a segurança de todos que acessam o ponto, foi decidido pelo bloqueio. O mesmo foi autorizado em maio de 2021 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.