Conecte-se conosco

Colunistas

Este é o típico projeto de quem não tem com que se preocupar

07/06/2018 - 11h00min

Em meio ao colapso por que passou o Brasil durante 10 dias, que só não teve consequências mais graves porque o governo atendeu todas as reivindicações dos caminhoneiros – muito justas por sinal – os vereadores de Morro Reuter resolveram dar mais uma mordida nos combalidos cofres públicos. Eles estão indo na direção contrária. Em vez de cortar gorduras para economizar, estão fazendo o contrário, criando mais despesas.

ANTIÉTICO

O péssimo exemplo de Morro Reuter serve para todas as Câmaras Municipais. Elas têm que cortar gordura, porque o pagamento dos excessos que cometem sai também do ICMS que é cobrado sobre os combustíveis. Vale lembrar que 25% da arrecadação do ICMS é repassado para os municípios. Portanto, o alto preço dos combustíveis é fruto principalmente da alta carga tributária cobrada sobre os combustíveis. Felizmente os vereadores de Ivoti não recebem 13o salário. Eles não são trabalhadores. Eles têm um mandato de representação que a população lhes concedeu nas eleições. Eles pediram votos de todo mundo para representar o povo, o que gera um mandato com prazo determinado. Não tem vínculo de emprego. A picaretagem de querer se comparar com trabalhadores comuns tem que acabar. Aqui em Ivoti o prefeito recebe o 13o salário se quiser. Se for honesto consigo mesmo, não cobra. O povo tinha que entrar na Justiça cada vez que um detentor de mandato querer cobrar 13o salário.

VALE OU NÃO?

O que vale mais? O que está escrito ou foi decidido por um Tribunal de Contas da vida, ou a ética e moral? Prefeito que se digne e que é ético não pega o 13o salário. Ele sabe que não tem direito. Ele sabe que não pediu para o povo quando foi candidato para o povo decidir se tem direito ou não. Agora, se for picareta, mete a mão com a desculpa de que tem direito. O que vale mais, o que legisladores escrevem legislando em causa própria, ou a ética do detentor de mandato?

HITLER

Mal comparando, descrevo aqui uma passagem da ascensão de Hitler quando ainda era um aspirante ao poder. Questionado por uma plateia de que nem alemão era, pois Hitler nasceu na vizinha Áustria, o futuro ditador respondeu. “O que vale mais, o que está escrito num papel, ou o sangue que corre nas minhas veias?”. O povo austríaco é, na sua maioria, de origem alemã. A plateia se calou.

ÓCIO

A eterna vereadora de Ivoti, Marli Heinle Gehm, resolveu legislar. Os 9 vereadores passam todo o mandato sem legislar. Vale lembrar que foram eleitos para legislar. Mas não, eles passam o ano votando, mas não legislando. Quem legisla no seu lugar é o Poder Executivo. Mas Marli resolveu nesta semana legislar. Escolheu as praças da cidade como foco. Fez um projeto proibindo as pessoas de tomar bebida alcoólica nas praças da cidade. Ninguém gostou da ideia, nem os próprios colegas. Este é o típico projeto de quem não tem o que fazer. Imagina uma família sentada num banco de praça. As mulheres tomando chimarrão. E o homem, se quiser tomar uma cervejinha, não pode mais. É piada. Temos muito mais coisas para nos preocupar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.