Destaques
Dois Irmãos possui 4 casos confirmados de dengue
Dois Irmãos – O número de casos confirmados no município chega a quatro. Outras 34 amostras suspeitas já foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise e aguardam resultado. O cenário divulgado na tarde de terça-feira (22) acende um alerta na comunidade e significa que Dois Irmãos enfrenta uma epidemia de dengue. A Chefe do Departamento da Vigilância em Saúde, Edna Monteiro da Costa, explica as ações que estão sendo adotadas. “Aonde tem casos suspeitos a gente vai fazer uma vistoria em área de 300 metros em volta de onde reside a pessoa. Ao confirmar positivo é aplicado inseticida em 150 metros em torno da casa aonde mora a pessoa. Os trabalhos devem começar amanhã (hoje) cedo”, disse Edna. Ela explica que o produto somente pode ser aplicado antes do nascer e depois do pôr do sol.
Ainda segundo Edna, o plano de ação da Vigilância prevê a aplicação do pesticida na manhã desta quarta-feira (23), no bairro Floresta limite com Vale Verde, e também no União. Enquanto que, no fim da tarde, serão contemplados Centro e Sete de Setembro. Já quinta-feira será a vez do Loteamento Picada 48. Em caso de chuva, o cronograma será reorganizado. A Vigilância recomenda que moradores protejam alimentos, rações e animais, e também mantenham a casa fechada durante a aplicação do produto. A dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti, e a contribuição dos moradores é importante no enfrentamento ao vilão que também transmite zika, chikungunya e febre amarela.
Atenção aos sintomas
Segundo os médicos, os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38º), dor de cabeça e nos olhos, manchas e vermelhidão no corpo, dor muscular e inchaço nas articulações, náuseas e vômitos e, em casos mais raros, até conjuntivite e hemorragias. A recomendação é procurar um médico e seguir as orientações caso alguém apresente febre e dois ou mais dos sintomas.
Os cuidados que devem ser adotados pelos moradores é evitar o acumulo de água parada. Piscinas sem tratamento, vasos de plantas, pneus e outros recipientes podem proporcionar as condições favoráveis para a reprodução do Aedes. Em Dois Irmãos, denúncias de infestações de mosquitos e dúvidas podem ser esclarecidas no telefone: (51) 3564 8871.