Destaques
Estiagem em Herval: “Pedimos que as pessoas gastem somente com o necessário”, alerta prefeita
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Há meses a estiagem vem causando prejuízos, tanto nas lavouras, quanto no abastecimento de água para consumo humano e dos animais. A chuva até está vindo, porém fraca, não sendo o bastante para conter os efeitos das longas semanas de seca. Dezenas de famílias das localidades do interior estão sendo abastecidas através de um único caminhão-pipa da Prefeitura.
A prefeita Mara Stoffel (PDT) explica que a Prefeitura está abastecendo famílias na Nova Renânia, Linha Marcondes, Canto Becker, Aparecida, Ilges, e também em outras localidades. “Pedimos que as pessoas gastem somente com o necessário neste momento”. A chefe do Executivo destaca que as máquinas estão cavando poços, mas, muitos casos estão sendo frustrantes. “Procuramos e não tem água”.
O vice-prefeito e Secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB) contabiliza que cerca de 30 famílias estão sendo abastecidas. A água está sendo pega de um poço localizado entre o Centro e Morro dos Bugres Baixo, onde fica o depósito das Obras. Este poço não está conectado a uma rede, então, seu uso é exclusivo para atender as famílias.
No final de janeiro o município decretou situação de emergência. Lavouras tiveram prejuízos entre 50% e 100%, principalmente de milho e hortifrúti. 10 famílias serão contempladas com reservatórios através do Governo do Estado.