Geral
ESPECIAL 67 ANOS: “Ser turística é a vocação de Nova Petrópolis”
O Turismo está entre os principais propulsores da retomada econômica
Por: Gian Wagner
Buscar uma equipe qualificada para tratar do setor. Essa foi a primeira ação em prol do Turismo que o prefeito Jorge Darlei Wolf fez. “Montamos uma equipe técnica qualificada, liderada pelo Rodrigo [Santos, secretário de Turismo], que tem conhecimento e experiência na área”, explica. “O turismo é de extrema importância para Nova Petrópolis, a vocação turística é evidente. E estamos trabalhando para aproximar as forças que têm vínculo com o turismo, como o comércio, a gastronomia”, diz o prefeito. “Queremos sempre ter eventos em parceria com as entidades”.
Quando o assunto é incentivar o turismo, o prefeito acredita que o protagonismo precisa estar no município. “O município precisa ser o protagonista em provocar o envolvimento entre os setores do comércio, indústria e serviços. Todo mundo ganha”. O prefeito comemora também o sucesso do Grande Encontro de Rurais realizado em meados de fevereiro e que contou com um alto número de pessoas visitando o município. “O evento foi fora de época, em época que é praia, e fechou em quase 160 rurais. São números muito positivos. Movimentou a gastronomia, o comércio nas lojas, porque as pessoas não vieram sozinhas, vieram com suas famílias, ficaram três dias aqui. Isso é movimentar a cadeia turística”, disse.
“A retomada continuará sendo pelo turismo”
O Turismo foi cotado como um dos principais pilares para a retomada econômica e quem se beneficia são os municípios que já caminham desbravando as opções e buscando maneiras de atrair e, por que não, fidelizar o visitante. A retomada das atividades já pôde ser percebida na metade do ano passado. “A gente percebe desde maio uma evolução gradual nas visitações na nossa cidade”, conta o prefeito. “O Sabores da Colônia teve uma arrecadação superior a R$ 200 mil”, comemora. Em setembro, o Festival da Primavera começou a movimentar Nova Petrópolis. “Aquilo que se falava lá atrás, que a retomada da economia seria através do turismo regional, isso se conformou, e tenho certeza de que continuará porque a cidade é atrativa, é organizada. A cidade por si sói atrai e vai ser procurada por esse público que tem optado pelo turismo regional”.
“Aquilo que se falava lá atrás, que a retomada da economia seria através do turismo regional, isso se conformou” – Jorge Darlei Wolf, prefeito de Nova Petrópolis
DE SEGUNDA A QUINTA – Para impulsionar o setor, o prefeito aposta nas parcerias. Uma dela é a que ocorrerá com a Schultz, uma das maiores empresas de viagens e turismo que realizará seu evento em Nova Petrópolis. “Serão mais de 300 agentes de viagem que vêm pra esse evento e para conhecer Nova Petrópolis para que eles possam vender a cidade não como passagem, mas como destino final, de segunda a quinta”, explica Wolf ao referenciar que o final de semana é quando ocorre o maior movimento turístico, principalmente fora de época.