Conecte-se conosco

Destaques

Polícia tenta identificar atirador que matou padrasto e feriu enteado em Ivoti

16/03/2022 - 09h28min

Ivoti – Depois de 15 meses sem registrar homicídios, o município teve um de seus pontos turísticos como alvo de um crime cometido no último final de semana. Desde a manhã de sábado, a Seção de Investigação da Delegacia de Ivoti trabalha para tentar elucidar o caso.

Um dos primeiros pontos esclarecidos é o do veículo envolvido. As informações iniciais apontavam que o suspeito teria fugido em um Volkswagen Virtus prata, mas não há nenhuma evidência nesse sentido.

Um veículo que aparenta ser um Ford Fiesta Hatch prata, modelo antigo, é o único que é flagrado em atitude suspeita. Ele é visto passando no cruzamento das avenidas Presidente Lucena e Capivara em direção à praça. Logo em seguida, o carro parece estacionar próximo à Sociedade Harmonia e, depois, retorna em altíssima velocidade, passando novamente pelo cruzamento, na contramão.

O carro é visto ainda, segundos depois, passando pelo cercamento eletrônico, próximo ao Bar do Gordo, seguindo em direção a Estância Velha. No município vizinho, ele não passou por nenhuma das câmeras de monitoramento.

Brigada passou pelo local

Através das imagens, é possível ver uma viatura da Brigada Militar (BM) passando pelo mesmo cruzamento em direção à praça, por volta das 1h05 de sábado. Em seguida, à 1h08, a mesma viatura volta a passar, no sentido contrário. Apenas dois minutos depois, 1h10, o Fiesta suspeito é flagrado pelas câmeras.

Os Bombeiros chegaram ao local para prestar os primeiros socorros por volta da 1h18 e, na sequência, a BM também compareceu. Segundo relatos, havia grande movimentação, com mais de 30 pessoas no momento dos disparos.

Comunidade pode ajudar

Pessoas que estiveram na praça e testemunharam o crime, podem ajudar a solucionar o caso, de forma anônima. A Polícia Civil pede que a comunidade entre em contato pelo fone (51) 3563-1001, com o setor de Investigação da Delegacia de Ivoti, ou até mesmo com a reportagem do Diário, através do (51) 3563-3333.

Informações dão conta de que se trata de um homem de cor parda, magro e com aproximadamente 1,70m de altura. Ele utilizava boné preto, uma camisa cinza e bermuda.

“Cracolândia de Ivoti”

A situação pode causar espanto para quem não costuma passar pela Praça Neldo Holler durante as noites de sextas, sábados e domingos, mas não surpreende moradores e comerciantes locais indagados pela Polícia Civil, que convivem com o problema repetido a cada semana.

Guardadas as devidas proporções, dentro da realidade do município, que é conhecido por ser pacato e com baixos índices de criminalidade, a praça é escrita por alguns como a “cracolândia de Ivoti”. O espaço público é frequentado por usuários de drogas e álcool.

Além do consumo de entorpecentes e bebidas, há relatos de som alto, badernas e brigas. Sem contar o lixo, que se acumula após o uso do local, e das depredações recorrentes. “O mais incômodo é o barulho. São pessoas estranhas, muitos menores de idade, que frequentemente amanhecem ali. Esta é uma situação que precisa ser resolvida”, aponta o funcionário de um comércio próximo.

O crime

Registrado por volta da 1h10, o homicídio vitimou o industriário Idoberto Patrício da Rocha, de 52 anos, atingido por um tiro na cabeça. Seu enteado e também industriário, Zanetty André da Silva Nascimento, 23 anos, foi baleado no lado direito do tórax.

De acordo com uma testemunha que acompanhava as vítimas, elas estavam em um restaurante e se dirigiram para a Praça, após a meia-noite. No local, um homem, possivelmente sob efeito de drogas, teria se aproximado e provocado uma discussão. Na sequência, o suspeito se distanciou e voltou a se aproximar minutos depois, já com a arma do crime, para efetuar os disparos.

Após o crime, o atirador desceu pelas escadarias, em frente à Sociedade Harmonia, entrou em um carro e fugiu. Quando o socorro chegou, o padrasto já estava sem sinais vitais.

Enteado se recupera bem

Ainda internado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Zanetty se recupera bem dos ferimentos. Após ser atingido no lado direito do tórax, ele foi encaminhado ao Hospital São José, de onde foi transferido em estado grave. Na terça-feira, a assessoria de imprensa informou que o jovem já saiu da UTI e está em um leito clínico. Não foi informada nenhuma previsão de alta.

Prefeitura se manifesta

<10>Questionada pela reportagem do Diário a respeito dos relatos dos acontecimentos na Praça Neldo Holler, a Prefeitura se manifestou através de nota: “A Administração Municipal está analisando a situação e buscará tomar as medidas necessárias para melhorar a segurança da praça, garantindo a sua utilização apenas para o lazer da comunidade.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.