Destaques
Dados apontam que 500 pessoas são atendidas por mês no CAPS em Dois Irmãos
“A busca espontânea pelo serviço também vem aumentando”
Dois Irmãos- A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços em atenção psicossocial na SUS” foi o tema da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que aconteceu durante a última terça-feira, 15, no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no bairro Vila Rosa.
O prefeito, a secretária de saúde, o presidente do Conselho de Saúde a psicóloga do CAPS destacaram a importância do cuidado em saúde mental, da articulação da rede de saúde e da participação popular para o fortalecimento do sus. “Destaco a participação e o trabalho dos servidores públicos de Dois irmãos da área da saúde, que se engajam diariamente na luta pela saúde do município”, ressaltou Jerri Meneghetti.
500 pessoas são atendidas mensalmente
A coordenadora de saúde mental, apresentou dados estatísticos dos atendimentos realizados no CAPS; nos últimos meses, o serviço tem tido pelo menos 500 atendimentos mensais, e comparando com o ano de 2020, a demanda de busca espontânea pelo serviço vem aumentando. Outro dado que chama a atenção diz respeito ao número de faltosos – pessoas que agendam consulta ou acolhimento mas não comparecem. “Em um período de 15 meses, tivemos 785 faltas, só no mês de dezembro 100 pessoas deixaram de comparecer à sua consulta”, destaca Luciana.
Representantes do Município
Para encerrar a programação, foram eleitos os 4 delegados que representarão o município na etapa estadual de Conferência de Saúde Mental, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de abril de forma online.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Administração Municipal, Secretaria de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).