Destaques
Grupo pede ao prefeito desobrigatoriedade do uso de máscaras em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Um grupo de pessoas, composto por pais e mães, esteve na Prefeitura na tarde desta quarta-feira, 16, para uma reunião com o prefeito Jorge Darlei Wolf. Na pauta, o pedido pela desobrigação do uso de máscaras e a implementação do uso facultativo do protetor facial, principalmente por parte das crianças nas escolas. Ao todo, eram mais de 20 adultos, entre pais e mais, incluindo o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota), o Bresco, além de algumas crianças.
Os manifestantes usavam cartazes com frases como: “Não queremos ser manipulados”, “Não mexam com as nossas crianças”, “Somo crianças, temos direitos. Queremos brincar e estudar sem máscaras”, entre outras. Na reunião, que ocorreu no gabinete do prefeito, foi permitida a entrada de cinco pessoas, uma delas sendo o vereador Bresco que disse estar lá como pai, e teve também a presença da secretária-adjunta de Saúde, Crislei Gerevini. A conversa iniciou por volta de 13h30 e encerrou-se após cerca de 20 minutos por “falta de decoro por parte dos pais”, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Após a reunião, três integrantes conversaram com O Diário sobre o que foi reivindicado: Bárbara Becker, mãe de duas meninas de 2 e 9 anos e um menino de 6, Angélica Balestra, mãe de um filho de 4 anos, e Crystal Sebok, que tem uma filha de 6 anos. Angélica disse que o objetivo principal foi adquirir a liberdade para o cidadão ter escolha e não obrigarem as crianças a usarem máscaras nas escolas. “As crianças estão em fase de desenvolvimento, e as máscaras afetam a fala e sua capacidade cognitiva”, disse.
Estudo
Ao prefeito, foi entregue um estudo de uma médica chamada Maria Emilia Gadelha Serra, pós graduada em Perícia Médica, onde é debatido o uso de máscaras em crianças de até 12 anos. Neste estudo, é citado o Artigo 15 da Constituição: “Ninguém pode se constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou à intervenção cirúrgica”.
Decreto abaixo da Lei
As mães ressaltaram que buscam a desobrigação do protetor pois senão, segundo elas, logo será obrigatório a vacina contra a Covid-19 e o povo perderá seus direitos. Além disso, disseram não haver leis que obriguem o uso, apenas decretos, a qual estão abaixo das leis. “Quem quiser usar, continua usando, mas não podem nos obrigar. Nunca foi sobre saúde, sempre foi sobre política. E se vão mexer com nossas crianças, vamos passar por cima da política”, disseram.
O exemplo de outros municípios próximos, que não obrigam mais o uso, foi utilizado. “O prefeito é a voz do povo e Nova Petrópolis em massa é contra o uso. Ele também disse ser contra, mas que não pode fazer nada”.
“Hipocrisia”
Um dos pontos do grupo é referente aos shows e festas realizadas na Rua Coberta e Praça das Flores, principalmente na programação de Verão. “A Prefeitura promove aglomerações todos os finais de semana, as pessoas estão juntas, dançando e não usam máscaras. Mas nas escolas, querem obrigar, é muita hipocrisia”, disse Angélica.
Ofício ao Governo do Estado
A Prefeitura informou que faria um ofício se posicionando a favor da desobrigação do uso de máscaras, que será enviado ao Governo do Estado. No entanto, até que haja uma resposta, seguirão valendo as normas atuais. A recomendação é de que as máscaras sejam usadas por todos nas escolas.