Conecte-se conosco

Geral

ANIVERSÁRIO DE PICADA CAFÉ: Jovem vereadora faz história ao presidir o Legislativo

17/03/2022 - 17h05min

Adriane é mãe, agente de Saúde, liderança de bairro, vereadora e agora presidente do Legislativo (Créditos: Divulgação)

Ela é a segunda mulher a chegar ao posto mais alto da Câmara de Vereadores de Picada Café

Adriane Marconi Mielke: mãe, mulher, esposa, Agente Comunitário de Saúde, vereadora, liderança de bairro… Aos 33 anos a vereadora Adriane chegou ao posto mais alto da Câmara Municipal de Vereadores, a de presidente o Legislativo. E, além disso, fazendo história por ser a segunda mulher a ocupar cargo mais importante do Legislativo (a primeira foi Karin Spier em 2020 e 2021). A vereadora do PTB foi eleita em fevereiro e ganhou o voto de todos os colegas da Casa. Recentemente a vereadora contou do desafio que é presidir a Casa e de seu trabalho perante a comunidade. Confira a entrevista.

O DIÁRIO: Como é chegar ao ponto mais alto da Câmara já no segundo ano do seu primeiro mandato?

ADRIANE: “Com certeza é um desafio já que ainda estou me adaptando e conhecendo as leis. Mas, ao mesmo tempo, acho que com o apoio de todos consigo fazer um bom trabalho”.

 

O DIÁRIO: No seu primeiro ano criastes a lei que regra o uso das áreas de laser, proibindo acampamentos, presença de animais de grande porte e som alto. Como foi a aceitação dessa lei?

ADRIANE: “Esse era um tema que eu, como agente de Saúde, já tinha ouvido muito da comunidade. A criação da lei regrou esses espaços que devem ser usados por todos, sem extrapolar. A aceitação foi boa, embora que a gente sabe que ainda há muito por fazer. Me refiro a fiscalização, o que vamos buscar com diálogo com o poder público”.

 

O DIÁRIO: Como é o trabalho com o Poder Público, o que realmente faz as coisas andarem?

ADRIANE: “Dialogar, essa é a chave de tudo. E é com diálogo que vamos buscar o que é melhor para todos. A Câmara de Vereadores sempre teve essa aproximação e assim seguirá fazendo. Somos nove vereadores e mais os suplentes que as vezes assumem uma cadeira. Todos estão na rua, percorrendo e indo de encontro a comunidade. Nosso papel é identificar o problema e junto com o Poder Público encontrar soluções”.

 

O DIÁRIO: Picada Café celebra 30 anos. São três décadas “caminhando com as próprias pernas”. Como você vê a cidade hoje e o que projetas para o futuro?

ADRIANE:  “Não acompanhei os primeiros anos, mas, ouvindo a comunidade, se percebe que a emancipação trouxe progresso e evolução. E essa evolução é lenta, sempre com muito trabalho, muita honestidade e dedicação. Sim, a cidade cresceu e isso a gente percebe visitando bairros e o interior. Sabemos que o povo é muito bem atendido em saúde, educação, infraestrutura, num geral. Mas sabemos que muito há por ser feito e me orgulha em poder compartilhar esse momento com a comunidade”.

 

O DIÁRIO: És natural de Santa Catarina e viestes muito jovem para Picada Café. O que te fez escolher essa cidade?

ADRIANE:  “Vim em busca de oportunidade e morei com meu tio logo que cheguei. Sempre foi uma pessoa guerreira e batalhadora e esse espírito carrego na vida pessoal e como pessoa pública, vereadora que trabalha para a comunidade. Como mencionei acima, quero deixar um bom legado de quem se elegeu e trabalhou pela comunidade”.

 

O DIÁRIO: Como é ou como será o trabalho com a chamada oposição?

ADRIANE: “Não podemos dizer que há oposição na Câmara. Há sim vereadores de vários partidos e esses defendem seus pensamentos, suas ideias. Como afirmei acima, há muito por fazer e sempre que há debate, seja qual for o assunto, é em busca de um bem comum”.

 

O DIÁRIO: No final de 2021 se debateu muito a questão da insalubridade aos servidores. Ao que se deu esse debate?

ADRIANE: “O assunto foi levantado na hora certa, afinal, há um grupo com direito e esse está sendo buscado. A discussão foi boa e acho que proveitosa. Tanto que há um estudo em andamento que verificará quem ou qual ou quais servidores públicos são benéficos desse benefício previsto em lei federal”.

 

O DIÁRIO: És mãe, mulher, Agente de Saúde…, como você vê a mulher na política local?

ADRIANE: “A mulher sempre será uma vencedora. Muitas delas carrega a responsabilidade de gerar, criar e preparar o filho para o mundo, além de educar, sem esquecer que é a dona da casa, esposa, trabalhadora… vejo que as mulheres estão buscando e cada vez mais ocupando seu espaço. Já tivemos mulher prefeita, sou a segunda mulher a presidir o legislativo, há outras mulheres na Câmara de Vereadores, pelo menos três mulheres ocupando secretarias (Saúde, Educação e Turismo), mulheres no Conselho Tutela, enfim, estamos muito bem representadas. Acho que apenas falta confiança para algumas. Todas possuem um potencial enorme e isso elas têm buscado aos poucos.

 

O DIÁRIO: A cidade completa 30 anos neste domingo, dia 20 de março. Que mensagens deixas para a população de Picada Café nesta data tão importante.

ADRIANE: “Inicialmente quero aqui agradecer a cada cidadão cafeense que neste período trabalhou, se doou, lutou e construiu esse pequeno paraíso ao pé da serra. Somos uma cidade em desenvolvimento, com economia forte, uma indústria engajada, crescente, e em pleno desenvolvimento, uma agricultura promissora, com nossos jovens regressando e assumindo a propriedade. Nossa comunidade sabe que não foi fácil chegar até aqui, mas também que valeu cada esforço. Meus sinceros parabéns a todos os cafeenses e deixo meu nome a disposição para aquilo que for preciso para que possamos seguir trabalhando e crescendo cada vez mais. Forte abraço da amiga e vereadora Adriane Marconi Mielke”.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.