Destaques
Realizada a audiência pública que trata do fim da circulação de carroças em Estância Velha
Encontro foi o último passo antes de o projeto de lei entrar em votação
por Daiani Aguiar
Estância Velha – A utilização de veículos de tração animal foi tema central da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na quarta-feira, 23. O encontro foi o último passo antes de o projeto de lei nº 8/2022, de autoria do vereador Lucas Argentino, entrar em votação na casa legislativa.
O mesmo dispõe sobre as normas e prazos de cadastramento das carroças e proprietários. Além de prever datas para a proibição da circulação de carroças no município, por meio do “Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal”. Como fato consequente, propõe políticas públicas, a fim de garantir a fonte de renda às famílias cadastradas. Conforme proposta, dentre as iniciativas está a qualificação profissional dos condutores para inclusão no mercado de trabalho.
Debate
O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio, Felipe Costella, além de outras autoridades da região. Também esteve presente o diretor do Departamento de Proteção Animal de Estância Velha, Edenilson Klaus (Nina), que falou sobre as ações em prol dos animais na cidade.
De acordo com Argentino, o assunto é polêmico e precisa de atenção dos moradores. “A audiência tem a intenção de ampliar essa discussão para a comunidade participar. Essa foi maneira que encontrei de tornar tudo mais transparente”, afirma.
Acesse o projeto na íntegra: