Conecte-se conosco

Destaques

Profissionais da saúde reforçam os “10 minutos contra a dengue” em Dois Irmãos

29/03/2022 - 15h42min

Os cuidados são responsabilidade de todos | Foto: PMDI

“Somente em conjunto vamos conseguir deter o mosquito”

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- A campanha “10 minutos contra a dengue” tem como objetivo diminuir o número de focos do mosquito transmissor da doença. Para isso, os agentes da endemia e agentes comunitários de saúde estão percorrendo bairros da cidade, a fim de verificar se há possíveis focos de proliferação de larva.

Na última semana, o Diário divulgou uma matéria revelando que aumentou 100% a procura por consultas médicas no Pronto Atendimento em relação ao mês de dezembro de 2021 e 40% em relação a fevereiro, fato que causa lentidão nos atendimentos. “São atendimentos demorados, porque o profissional precisa descartar qualquer doença para chegar no diagnostico da dengue”, explica o diretor do Hospital São José Luís Antônio Linder.

Ainda segundo o diretor, a média mensal de atendimentos com Covid era de 5.900, com exceção de janeiro que teve pico e 6.500 pessoas chegaram a ser atendidas. Agora, com a epidemia de dengue o PA já ultrapassa 7 mil atendimentos somente em março. “Nossa estrutura é de 3.00 atendimentos por mês”, salienta.

Diretor do Hospital São José afirma que atendimentos aumentaram muito

Atendimentos por gravidade

De acordo com Luís, outro fator que os pacientes precisam lembrar é que os atendimentos não são realizados por ordem de chegada e sim por gravidade da situação. “Na triagem a pessoa recebe uma cor, o vermelho significa que é emergência e o atendimento é imediato, o laranja, é muito urgente e leva em torno de 10 minutos para ser chamado, já o amarelo é urgente e pode demorar uma hora. Depois tem a cor verde e azul que levam 120 a 240 minutos”, explica.

“Ajudaria muito se as pessoas procurassem primeiro os Postos de Saúdes, pois lá eles estão prontos para fazer os primeiros atendimentos da dengue e casos urgentes são encaminhados ao PA. Mas mesmo com isso, todos os pacientes que procuram a emergência saem com atendimento”, destaca.

Ação com a ajuda de todos

Conforme o médico Thiago Serafim, o ideal é eliminarmos o maior número de mosquito possível. “Existe o período de incubação que é em média até 10 dias para os sintomas aparecerem nas pessoas e o mosquito que pica um doente, leva em torno de quatro dias para começar a transmitir a doença. Por isso, precisamos limpar nossos pátios e eliminar qualquer possível foco”, conta.

Segundo Thiago, somente em conjunto com a população vamos conseguir deter o mosquito, é necessário que todos cuidem mais ainda dos pátios e possíveis locais de focos. “Este surto é só aqui em Dois Irmãos, não está tento nas cidades vizinhas e nossos profissionais precisaram conhecer a doença, ainda bem que temos uma equipe boa e capacitada”, salienta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.