Geral
Meu Amigo Pet: obesidade em cães e gatos exige cuidados
Região – Muitas vezes é difícil não ceder a carinha pedinchona dos nossos bichinhos de estimação. Os cachorros e gatos que, muitas vezes imploram por comida em demasia, podem estar em perigo com a obesidade animal. Embora bichinhos gordinhos sejam considerados fofos, os nossos amigos pets podem estar correndo riscos. Doenças respiratórias, urinarias, cardiovasculares, hipertensão, problemas articulares, diabetes, aumento de complicações durante anestesia e cirurgias, aumento de incidência de cânceres e diabetes, estão entre as complicações que podem surgir com o excesso de peso.
Alguns sinais podem apontar obesidade animal e a necessidade de procurar um profissional veterinário. O cansaço ao tentar andar ou correr; dificuldade para levantar e se locomover; dificuldade respiratória e sedentarismo, são os principais indícios. Alimentação equilibrada com dieta adequada e exercícios físicos leves são recomendados. A consulta a um profissional é importante por que cada raça apresenta características distintas.
Opções no mercado
No mercado ainda existem brinquedos e opções de produtos específicos para os bichinhos gordinhos. Entre eles, comedouros funcionais e brinquedos que propõem uma alimentação mais lenta ou que instigam os bichinhos a brincarem mais gastando calorias. Existem basicamente dois tipos de rações da linha light no mercado. “Uma delas é para manutenção de determinado peso e outra recomendada com observação de um veterinário em casos de obesidade para a perda de peso”, explica a atendente da Pet Stars, Jaciara da Cunha. A loja situada no Centro de Dois Irmãos também comercializa opções de brinquedos indicados para exercitar os bichinhos de estimação.