Geral
Soberanas do Folclore Alemão: conheça Thaís Paetzinger, do Grupo de Danças Folclóricas Internacional
Nova Petrópolis – Thaís Sofia Paetzinger tem 18 anos e representa o Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro. Neste sábado, 9, ela disputará o título de Soberana do Folclore Alemão para representar o maior evento cultural da Serra Gaúcha, o 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis.
Soberanas do Folclore Alemão serão conhecidas neste sábado, 9.
- Conheça Itauana Schmoekel, do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis
- Conheça Mariana Marcon, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein
- Conheça Tainara Blauth, do Böhmerlandtanzgruppe
Conheça um pouquinho da história de Tainara:
O Diário: Como está sua expectativa para este baile?
Thaís: “Para este dia, espero que seja muito proveitoso, muito divertido, muito animado e muito especial! Que eu possa mostrar quem eu sou e tudo o que aprendi, tanto aos jurados quanto ao público que me assistirá. A grande expectativa do dia é poder fazer parte da corte, pois um sonho de criança está se aproximando, e pensar nisso faz meu coração acelerar de alegria”.
O Diário: Como é sua história nos grupos de dança?
Thaís: “Primeiramente, a minha relação com o Internacional pode ser expressa em uma palavra: amizade. Essa vivência que tenho há 8 anos, conhecendo novas pessoas, criando novas relações e cultivando novas experiências é de grande valor. Com os demais grupos, a integração acontece por meio de um amor em comum, a dança. O amor a ela, à cultura, ao FIF e outras paixões, faz a minha relação com os outros grupos crescer. É por meio de um amor em comum que crio amizade com os integrantes, e assim, podemos desfrutar de momentos maravilhosos que o Folclore proporciona”.
Mensagem do Internacional para Thaís:
“Thaís, estamos chegando na reta final, aquele trecho da pista de corrida onde tudo pode acontecer. Nesse momento, sabemos que nada do que for dito acalmará teu coração, que palpita e salta numa frequência muito particular. Sabemos também que, embora a eleita represente um grupo, a caminhada da reta final é percorrida de modo mais solitário. Não poderemos estar segurando sua mão durante a entrevista no parque, mas estaremos com os pensamentos positivos voltados para você. Não conseguiremos acompanhar o jantar com os jurados, mas enviaremos vibrações com a intenção de te acalmar. Não poderemos segurar o microfone para você, mas seremos plateia que sorri diante do teu esforço. Dentro dos nossos corações, tu já tem lugar de honra por ter aceitado esse desafio com tanta dedicação e seriedade e por ter nos proporcionado um período de concurso tão tranquilo. Somos gratos por tanto empenho e por sempre estar disponível. Para nós, o sábado será somente o dia em que a cidade conhecerá a nossa Thaís, e estamos ansiosos por esse dia porque uma vez que eles souberem quem você é, ficarão encantados“.
Edição favorita:
Thaís: “Todas as edições que já participei foram marcantes, pois cada uma é diferente, cada uma tem um propósito, uma história. Mas a minha edição favorita do Festival Internacional de Folclore foi a 47ª, em 2019. Foi a primeira vez que eu me apresentei no Palco da Diversidade representando a categoria adulta do Internacional e a primeira vez que participei de um espetáculo, o “Laços do Tempo”. No dia da apresentação, foi um misto de emoções que tomou conta de mim: alegria, nervosismo, a preocupação em acertar os passos. Mas todo o nervosismo e a preocupação passaram quando, ao chegar no final da apresentação, os aplausos calorosos dos espectadores encheram meu coração de orgulho, orgulho de mim, orgulho do meu grupo! E o sentimento de dever cumprido apagou qualquer inquietação. Também foi uma edição marcante, pois a inclusão social foi um tema de destaque, com tradução em LIBRAS da abertura e dos históricos dos grupos, o que me emocionou muito”.
Relação com Nova Petrópolis:
Thaís: “Nova Petrópolis, cidade tipicamente germânica, com seus pontos turísticos cheios de histórias marcantes e paisagens de tirar o fôlego, vem crescendo e ganhando espaço nos mais diversos meios. A cidade tem potencial para se tornar destino turístico com foco em turismo rural e de experiência por sua localização privilegiada e suas riquezas culturais. Para mim, ela representa lar, porque foi aqui onde nasci e cresci. Tenho carinho e admiração pela cidade, pois o legado que nossos antepassados deixaram através da cultura são muito bem representados pelos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, juntamente com as múltiplas manifestações artísticas e musicais que podemos apreciar em todo território municipal”.
Importância do Festival Internacional do Folclore:
Thaís: “O Festival Internacional de Folclore é um evento esperado por muitos durante o ano. Sendo ele o maior evento cultural da Serra Gaúcha, traz consigo a divulgação do nome da cidade de Nova Petrópolis e de seus encantos. O Festival atrai inúmeros visitantes a cada edição e movimenta principalmente o setor econômico do município, sendo as de maior impacto a rede hoteleira e gastronômica e também o comércio local. Além de ter grande importância para a economia da cidade, o evento proporciona aos turistas e moradores experiências únicas, com apresentações locais, regionais, nacionais e internacionais, gastronomia típica, jogos germânicos, entre diversas outras atividades. É no palco da diversidade que as mais diferentes culturas e tradições são representadas pelos grupos, possibilitando ao público conhecer outras realidades”.
* Com informações da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs.
O 49º Festival Internacional de Folclore ocorre de 14 a 31 de julho de 2022, em Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações: (54) 3281-8430 e no site www.festivaldefolclore.com.br. Acesse @festivaldefolclorenp nas redes sociais.