Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 11/04/2022

11/04/2022 - 06h57min

Panela de Pressão

CHURRASCADA

O que não faz uma churrascada. Numa Secretaria grande e polêmica como é a Secretaria de Obras, não podia dar outra. O que aconteceu segundo se sabe através das denúncias de alguns funcionários que não concordaram com o acontecimento. Eles gravaram um áudio que vazou dando conta de que havia acontecido uma festa com churrasco e chopp frequentada por funcionários da Secretaria e que o dinheiro que teria bancado a festa seria o da venda de alumínio das lâmpadas velhas que estão sendo substituídas por toda a cidade. Se foi verdade isto trata-se de um ilícito. A festa, à rigor, foi bancada por dinheiro que é público, do município.

VEREADOR

O áudio chegou as mãos do presidente da Câmara e também vereador Ivanir Mees. O áudio é contundente e não deixa dúvidas. Ivanir foi até o Ceami, que fica no bairro Bom Pastor e lá constatou restos de sucata e muita água empossada no meio da sucata espalhada pelo prédio. Ele comentou que o local se tratava de um criador de mosquito da dengue e mostrou inclusive fotos que fez lá. O assunto não evoluiu até que na sessão da Câmara de Vereadores realizada na semana passada, o vereador pediu o comparecimento do secretário de Obras para esclarecer os fatos. Quando se trata do presidente, não é necessária a aprovação do plenário por maioria para aprovar uma convocação.

NÃO COMPARECEU

Na segunda-feira, dia 4, o secretário de Obras não compareceu. Veio, em seu lugar, o secretário do meio Ambiente. Ivanir não concordou e insistiu de que tinha que comparecer o senhor Eduardo Bays, secretário de Obras. A partir de então os acontecimentos evoluíram rapidamente. O secretário, que tinha marcado a sua presença na Câmara no dia 18 de abril, repentinamente voltou a ser funcionário da Prefeitura de Portão, que o havia cedido para Ivoti. Exonerou-se na sexta e voltou para as suas origens. O diretor de Obras também saiu. Alcido, no entanto, esclareceu que saiu motivado pelo fato de não ter tempo a partir de agora para compatibilizar o seu trabalho com o serviço público. Adquiriu uma borracharia.

SINDICÂNCIA

O Executivo vai instaurar uma Sindicância para apurar os fatos. Os funcionários concursados e que participaram da churrascada correm o risco de serem exonerados. Tudo vai depender da Sindicância. Os áudios não foram revelados pelo presidente da Câmara de Vereadores. Ivanir disse que somente virão a público se for solicitado via judicial Eles são peça importante deste quebra-cabeça que foi a churrascada. Nem se sabe quando foi. O que se sabe é que a Secretaria de Obras é tradicionalmente a mais polêmica por vários motivos. A maioria dos secretários que deveriam ser os chefes com toda a autoridade com que são revestidos, acabam sendo meros rainhas da Inglaterra, que governam mas não mandam nada. Isso é fato e é assim em quase todos os lugares. A queixa das dificuldades de administrar esta Secretaria são eternas e onipresentes.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.