Coluna Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel – 08/04/2022
COMEÇO DE CONVERSA
Mauri Marcelo Toni Dandel
TEEWALD
Bangalôs e cabanas de alto padrão na Nova Renânia, duas vinícolas em Boa Vista, pousada na Vila Seger, casas estilo toscanas no Ilges, container dos Pinheiros (para aluguel via diárias), futuro café dos chocolates Cristiane e por aí vai. Estes são apenas alguns empreendimentos que estão em instalação em Herval. Afora os que já existem e estão funcionando, que já tem capacidade de alojar mais de 100 pessoas a cada diária. Imagina! Como se vê, a iniciativa privada está começando a investir de forma mais pesada no Teewald. A proximidade com Gramado e o futuro asfalto estão mudando a realidade no município no que diz respeito ao turismo.
TURISMO
O turismo decola, de verdade, quando a iniciativa privada acredita e investe! O que demoramos anos para entender aqui na região é que o Poder Público realiza eventos. Não cabe a uma Prefeitura construir hotéis e restaurantes. Quem tem que atrair o turista é a iniciativa privada. O Natal Luz de Gramado não é o que é apenas pela decoração que a Prefeitura faz, mas porque a partir disso, a cidade toda (leia-se iniciativa privada) investiu em hotéis, restaurantes e outras empresas temáticas para o turista vir para ver as luzinhas e ficar para gastar seu dinheiro.
AQUI
Este mesmo movimento que a gente vê em Herval está acontecendo em Dois Irmãos. Só para falar da Rota Colonial, temos a Hunsrück sempre ampliando, temos o Galpão e a nova Padaria Becker na porta da rota na BR-116. E aqui isso vai ser intensificado com uma grande notícia que o prefeito Jerri vai dar nos próximos dias. A Prefeitura vai fazer a sua parte e a partir daí a iniciativa privada vai se sentir motivada a investir (mais) e diferenciar os investimentos para atrair e manter o turista aqui. Há um longo caminho a percorrer, mas pelo menos estamos nos movimentando e o no caminho certo…
FUTURO
-Dois Irmãos, em um futuro próximo, estará “emendado turísticamente” a Gramado. São 43 km de um futuro caminho repleto de empreendimentos turísticos, podem anotar. Aposto que você também pensa isso! Por exemplo, uma rede hoteleira de Gramado está investindo em uma pousada na Renânia com diárias em torno de R$ 1 mil. E isso é muito bom, pois Dois Irmãos não será um pólo isolado de turismo, separado de gramado por um roteiro com ‘pouca coisa turística’.
-No futuro, neste trecho teremos um roteiro turístico ao estilo Caminhos de Pedra (Bento) ou Vale Europeu (Blumenau) repleto de empreendimentos (públicos e privados) voltados ao turismo. Aliás, o caminho entre Morro e Herval já tem diversos restaurantes e tal, mas com aquele asfalto e com a iniciativa privada entendendo que o turismo é uma indústria que traz grana de fora para cá, anotem aí: chácaras de lazer vão se tornar empreendimentos turísticos.
– Mudando de assunto, ótimo ‘finde’ e a mensagem positiva do dia, cuja autoria gostaríamos de divulgar, mas não conhecemos: “Se falta de tempo fosse justificativa para não tirar projetos do papel, somente desocupados teriam sucesso”.