Colunistas
Raul Petry – 25/04/22
Panela de Pressão
IVOTI TURÍSTICA
Sempre apregoei aqui nesta coluna que Ivoti teria que parar de perder tempo com sonhos de turismo, porque não teríamos um potencial turístico capaz de atrair turistas de fora. Se os caras chegam aqui e não tem o que fazer além de algumas horas, eles vão embora. No entanto, nos últimos anos comecei a me convencer que temos, sim, potencial turístico. Não aquele ideal que os municípios da serra tem. Raciocinem comigo: Temos hoje o Núcleo de Casas de Enxaimel, um potencial turístico enorme, capaz de trazer todos os domingos centenas de pessoas para curtir aquele espaço que remete para o passado, o que as pessoas gostam.
POR ENQUANTO
E por enquanto para por aí. No entanto, temos também o Belvedere, aquela escadaria de 172 degraus e nos proporciona uma paisagem bonita. E ali, junto ao Belvedere, é para ser construída a Rua Coberta de Flores. Todo aquele quarteirão com decoração de flores. A ideia surgiu do nada e está ganhando corpo. A Prefeitura espera o patrocínio de alguém para tocar o projeto. Por fim, a ideia também é investir na Cascata São Miguel. Os prefeitos de Ivoti e Dois Irmãos estão conversando para tocar o projeto a quatro mãos. Aquele lugar tem um baita potencial turístico, tem ali inclusive a mais antiga usina hidrelétrica do Estado.
POEIRA
Um dos grandes problemas hoje do Núcleo é o acesso pela Rua Tuiuti, que não está pavimentada e as pessoas se enchem de poeira. Ninguém quer tomar um banho de poeira quando sai para se divertir. O prefeito Martin explicou o que acontece. Segundo ele, tem verba destinado para o asfaltamento do trecho de 900 metros e não vale a pena a Prefeitura gastar dinheiro numa obra que logo ali vai sair sem custo para o município. Aquilo ali realmente é um problema. No fim de semana passado vi uma senhora toda vestida de branco tomando um banho de poeira. Ela fez uma cara!!!
REFORMA
Também precisa ser restaurada a Ponte do Imperador. Ela está se deteriorando, a amurada descascando. Seria necessário uma reforma na ponte para ela causar uma boa impressão para os visitantes. Aquela outra casa, que fica no outro lado da entrada do Núcleo, também está sendo restaurada, e logo virá a ser outro ponto turístico do Núcleo.
PINGUELA
A Prefeitura está fazendo novamente a licitação para a construção da pinguela sobre o Rio Feitoria. Trata-se da famosa pinguela que o Rio Feitoria levou numa enchente. Ela foi construída muito baixa e não aguentou a força da água. Depois disso foram feitas várias tentativas para a construção da pinguela, mas não apareceram interessados. Espera-se que agora, com os preços do ferro e outros itens estabilizados, tenha interessados. Vale lembrar que os preços dos insumos para este tipo de obra subiram muito durante a pandemia e as empresas não se arriscaram a fazer uma obra com resultado duvidoso. Esta pinguela é importante, para ser mais uma atração do local.