Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 26/04/2022
MOTOS NA BR
Neste fim de semana morreu mais um motociclista acidentado na BR-116. Até aqui nenhuma novidade. E quem pode nos assegurar que esse acidente fatal foi o último a acontecer no trecho? Do jeito que o trânsito flui na BR, principalmente no tocante às motos, é só uma questão de tempo… E ninguém faz nada.
PRIORIDADE
Hoje ninguém mais tem dúvidas de que o comportamento dos motoqueiros aos finais de semana é o maior problema de trânsito da BR-116, principalmente de Ivoti até Nova Petrópolis. Então essa tem que passar a ser a prioridade número 1 da Polícia Rodoviária Federal nesse trecho. Hoje me parece que não é.
CRIAR RESPEITO
Pelo menos não há notícias de alguma ação da PRF focada em motos nos últimos tempos. Tinha durante os encontros de motos em Nova Petrópolis. Aí as motos eram guinchadas aos montes, e sempre com algum grau de merecimento por parte dos motoqueiros. Ações desse tipo deveriam acontecer no mínimo uma vez por mês, para criar respeito na estrada.
SEM JULGAMENTO
Não se trata de julgar especificamente a vítima do acidente do último fim de semana. Confesso que nem estou a par das circunstâncias dessa ocorrência. Precisaremos de uma investigação completa e definitiva para tratar das causas e circunstâncias. Acidentes podem acontecer com qualquer transeunte. Mas o fato inequívoco é que as motos tornam o trânsito muito mais perigoso na BR-116 durante os finais de semana. Não é atoa que acontecem tantos acidentes.
FALA COMUNIDADE
Aconteceu na quinta-feira, 21 de abril, o primeiro encontro do projeto “Fala Comunidade”, realizado em Linha Olinda. Moradores debateram temas relacionados à localidade com a Administração Municipal, representada pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, vice-prefeito Martim Wissmann, secretários municipais e vereadores.
NOVE COLÔNIAS
Os encontros do projeto “Fala Comunidade” estão previstos para a primeira e a terceira quinta-feira de cada mês, obedecendo a disponibilidade das sociedades e salões comunitários. O próximo encontro, voltado às comunidades de Nove Colônias e Chapadão, será realizado no dia 5 de maio, às 19h30, na Sociedade de Nove Colônias.
LÂMPADA
Na sessão de hoje a Câmara de Vereadores não terá projetos de lei novos. Apenas um pedido de providências do vereador Egon Ackermann (Republicanos). Ele pede a instalação de lâmpadas na localidade de Linha Brasil Fundos, em frente a propriedade do munícipe Flávio Pottratz.