Conecte-se conosco

Geral

Semana deve ser de chuva intensa no Rio Grande do Sul

02/05/2022 - 09h38min

Região – Esta semana será marcada por chuva extrema no Sul do Brasil e deverá trazer acumulados de precipitação atipicamente elevados em algumas áreas. De acordo com prognóstico feito pela MetSul Meteorologia, podem ser atingidas marcas equivalentes a meses de chuva em dias no Nordeste gaúcho com alta probabilidade de cheias de rios e enchentes, dentre outras consequências graves para a população.

A instabilidade que definirá a semana se faz presente hoje no Rio Grande do Sul. A instabilidade aumenta muito nesta segunda-feira na Metade Norte gaúcha à medida que um cavado (área ondulada de menor pressão atmosférica) atua no Sul do Brasil. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com instabilidade no decorrer do dia na maioria das regiões. A chuva ingressa já cedo a partir do Oeste e até o final da manhã atinge a maior parte do Estado.

Chove principalmente no Oeste, no Centro e na Metade Norte gaúcha. Na Metade Norte, em diversas cidades a chuva vai ser forte a torrencial em alguns momentos com trovoadas e risco de granizo isolado. Mais ao Sul do Estado, a nebulosidade aumenta e pouco ou nada chove em várias cidades. O vento sopra moderado e localmente com rajadas fortes na Metade Norte.

Na terça, um vórtice ciclônico (baixa fria) começa a atuar sobre o Sul do Brasil e generaliza a chuva no Rio Grande do Sul com previsão de precipitação em todas as regiões gaúchas. Somente as áreas do Chuí e Barra do Quaraí, nos extremos Oeste e Sul, podem escapar da instabilidade.

Com a baixa pressão sobre o Sul do país, a instabilidade aumenta e há risco de chuva moderada a forte em diferentes pontos do território gaúcho ao longo da terça. Espera-se intensificação do vento que vai soprar moderado com rajadas ocasionais, especialmente no Centro, no Sul e na Metade Leste do Estado.

Na quarta-feira, o vórtice ciclônico evolui para um ciclone extratropical e traz mais um dia de muitas nuvens, chuva e garoa para a maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva podem ser extremamente altos no Nordeste gaúcho, entre o Norte da Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte.

Na quinta, o tempo começa a melhorar à medida que o ciclone começa a se distanciar e o sol vai aparecer no decorrer do dia em todas as regiões. A circulação de nebulosidade ciclônica traz nuvens e chuva ainda em parte do dia em áreas mais ao Nordeste gaúcho, especialmente na Serra e no Litoral Norte. O vento sopra moderado com rajadas, por vezes fortes, no Nordeste do Rio Grande do Sul, especialmente no Litoral Norte. O dia começa frio e a tarde será amena.

O sol vai predominar no Rio Grande do Sul tanto na sexta como no sábado com domínio de ar mais seco e de alta pressão atmosférica. Com o tempo mais aberto, as noites são amenas ou frias, conforme a localidade, mas as tardes serão de temperatura bastante agradável. O Leste gaúcho ainda terá circulação de nuvens e não se afasta instabilidade costeira isolada e breve.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.