Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis: abertura de rua para ligar Bairro Juriti a São José do Caí torna-se inviável

03/05/2022 - 11h13min

Cavalete que bloqueava a passagem está destruído (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A rua que interligaria o bairro Juriti à localidade de São José do Caí não será ativada. O caminho reduziria a distância entre os dois pontos de 14 quilômetros, contornando Nova Petrópolis pela BR-116, para apenas cinco. No entanto, de acordo com a secretaria de Obras, o projeto tornou-se inviável por conta da característica do terreno.
O trajeto é uma rua antiga que havia sido fechada por desmoronamentos. Na metade de 2020, porém, a Prefeitura, ainda no governo Lelo, começou a abertura e detonação de rochas e tinha o fim daquele ano como previsão para reabertura, o que não ocorreu.

Rua seria o elo entre São José do Caí (para baixo) e o bairro Juriti e Centro (para cima) (Créd.: Dário Gonçalves)

Situação atual

Atualmente, a rua está “aberta”, mas sem condições de tráfego. A reportagem d’O Diário passou pelo local usando uma motocicleta e constatou os perigos de passar pelo local decido às muitas pedras e falta de manutenção. “Ainda serão necessários investimentos importantes, com novas detonações de rochas e contratação de máquinas terceirizadas para viabilizar o trânsito na via. Em razão da inviabilidade, o trânsito será novamente fechado no local”, disse a secretaria de Obras.

Rua é perigoso para tráfego (Créd.: Dário Gonçalves)

No início de 2021, O Diário questionou a nova Administração, do governo Darlei, sobre a continuidade e conclusão da abertura. E já naquele momento foi informado pela secretária de Planejamento, Cristhie Lenz, que seriam necessárias novas avaliações técnicas para decidir sobre a continuidade do projeto.

Custos da obra

Até outubro de 2020, o então secretário de Planejamento, Hermann Deppe, havia informado que a Prefeitura havia utilizado R$ 120 mil nas obras, a maior parte para as detonações de rochas, necessárias para abrir caminho. A estimativa era de que, ao todo, R$ 300 mil de recursos próprios fossem investidos. Isto, incluindo o alargamento e manutenção da rua São José do Caí onde foi perfurado um novo poço artesiano da Corsan.

Questionada, a atual Administração disse não ter disponível no momento os valores que foram utilizados na obra porque houve uma série de trabalhos realizados em anos anteriores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.