Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Leila Ermel – 02/05/2022

02/05/2022 - 06h00min

Atualizada em 04/05/2022 - 15h44min

Viva o Kerb

De verdade, ter a oportunidade de acompanhar de perto este evento que, depois de dois anos sem acontecer, se preocupou em cada detalhe e em cada simbologia da cultura alemã. O 39º Festival de Kerb está atendendo as expectativas de uma comunidade que ansiava pelo retorno do evento.

O que tem

Observando a reação de muitas das pessoas que entravam na área reservada para o Kerb, muitos sem ação, sem saber por onde começar, fiz uma live percorrendo o trajeto possível de fazer e o que se encontra nesta 49ª edição. Para quem ainda não foi e pretende ir, tem muita coisa a se observar e se curtir. Da entrada com uma recepção calorosa de uma comitiva tipicamente trajada, um lounge com espaço decorados para belas fotos, çocaç para descanso, seguindo com as barraquinhas de artesanato e outros produtos, a Praça Primeiro de Maio com muitos espaços para fotos, o palco das apresentações de danças alemãs, a Casa dos Reis, seguindo para a Praça de Alimentação também com estrutura de mesas e cadeiras para o público saborear lanches e descansar, passando pelo Museu do Kerb, pela área de Agricultura, espaço de venda de kits de comida típica, de cucas e doces e da Feira dos Produtores.

Vila Germânica

E um espaço muito especial e onde o festival acontece e ferve é o palco Vila Germânica instalado no PAC. Ali estão as chopeiras, com chope da Imigração, a Feira de Artesanato do município, o palco onde muitas atrações musicais e o espaço onde o público se diverte, os grupos de camisetas dão um show à parte e a magia da tradição do Kerb acontece.

Passinho

Me chamou a atenção demais foi rever o pessoal dançar os passinhos de antigamente. Cada grupo de camiseta ou de amigos acompanhando as bandas com um grupinho seguindo determinados passinhos. A cada momento se via algo especial, muita alegria de todas as gerações, pois eram pessoas da melhor idade curtindo, crianças aprendendo desde cedo as tradições da cultura alemã e todos as gerações aproveitando juntas em clima de festa.

Carisma

Necessário citar e cumprimentar o casal Rei do Kerb, Jordão e Elisabete Cremonese pela dedicação, carisma, animação, disposição e com o amor que tem se dedicado e vivido este festival. Todos momentos envolvidos na organização, na divulgação, em toda a programação. Eles dão o tom daquele Kerb familiar, tradicional, que se vive com a família, prova disso são as meninas sempre acompanhando, os amigos, os demais ex reis, enfim, todos aqueles que os cercam. Jordão e Beti vocês são o grande brilho deste evento pelo empenho e pela alegria que passam a todos.

Organização

A comissão organizadora tem parte fundamental na realização do evento e dos resultados que vem sendo apresentados. Quem ainda não foi ao Kerb 2022 pode aproveitar a programação do próximo final de semana.

Bandas
As bandas escolhidas para o Festival de Kerb deste ano foram bem selecionadas e tem agradado ao público. As duas atrações tradicionais e imperdíveis no Kerb à longa data são Rainha Musical e O Choppão. Mas todas as participantes formam incríveis. Na semana que vem tem mais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.