Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel – 04/05/2022

06/05/2022 - 15h00min

COMEÇO DE CONVERSA
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel

DO ZERO
Ontem especulamos que a Tânia poderia ser uma fenômeno de votos. E deu “auê”. A questão é que ela começa do zero, pois nunca concorrer na eleição a deputada, ao contrário de nomes como Feltes, Tarcísio, Lucas, Marcel, Issur e outros que tem seu eleitorado cativo.

VANTAGEM
Na semana passada, a ex-prefeita esteve em uma cidade próxima. Olha a mensagem que recebi pelo Whats de alguém que estava lá e acompanhou a chegada da “desconhecida”: “Bah, Tânia um fenômeno né, ela ‘chega chegando’.
Afora isso, a Tânia pode captar o voto de um perfil de eleitor que não tem muitas opções de voto. Agora, se este número vai ser enorme ou pequeno, só as urnas vão dizer. Outra coisa: para estadual (a qual ela é pré-candidata) a disputa é muito mais acirrada do que a federal. Então, reflita comigo…

 

PERFIL
Puxe da memória 5 deputados federais eleitos. Os primeiros 5 que você lembrar, independente do partido. Dos 5, aposto que, independente da sigla partidária, 3 ou 4 tem o mesmo perfil, não é? Pois bem, agora compare os 5 com o perfil da Tânia e o tipo de campanha que ela faz, o discurso dela e suas bandeiras. Então, pergunto: o potencial de votos que ela pode (eu disse, pode) buscar se for a federal não seria muito maior? Qual deputado federal defende as bandeiras da Tânia ou tem o seu perfil de campanha? Quantos adversários têm neste cenário?

 

DEPENDE
-Tudo vai depender da campanha. Se a campanha emplacar é só morro acima, rumo a vitória. Quem é dos bastidores políticos sabe, que, quando uma campanha “não dá liga” é ladeira abaixo.
-Então, o MDB da capital vai ter que fazer a leitura correta para não rasgar voto da Tânia, se o melhor é federal ou estadual ou …
– Ah, não estou dizendo que a Tânia está com a bola toda, apenas alertando para o que pode (ou não) acontecer.
– Mas se você interpretar assim, não tem problema, já escrevi aqui no passado que um vereador era o grande nome de um partido para prefeito e o cara foi tão mal que sequer se reelegeu.
– E tem aquela do Vianey, se não me engano, que falou na estreia do Anderson Pico: “Anotem este nome: Pico. Ele é o novo Roberto Carlos”. E deu no que deu! Ou seja, está na chuva é para se queimar, apesar de não estar afirmando nada!
– Por falar nisso, lembro que em 2014 comentei aqui que ela seria eleita facilmente, pois toda hora tinha matérias dela na imprensa como a “prefeita negra eleita em cidade de origem alemã”. Mas ela não quis fazer como o trio tucano de São Paulo faz, de largar pela metade, e quis cumprir seu mandato até o fim. Então, hoje a gente não sabe exatamente do potencial…
-Tem outra questão que é o deputado Marcel, deputado federal recordista de votos e que é daqui. Aliás, ambos moram no mesmo prédio, tende a ser o edifício com mais deputados por metro quadrado destes pagos…
– Enfim, desejo boa sorte a todos os candidatos a deputados daqui da região e os que defendem a região.
-Por fim, a mensagem positiva do dia, do Otélio Drebes, fundador da Lebes, que palestrou ontem: “Você sempre pode ir além”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.