Coluna Dois Irmãos
Novo recapeamento na BR-116. De novo! E não é notícia repetida
Há poucos meses, o Dnit mandou fazer recapeamento na BR-116. Foi colocada, na época, uma fina camada de asfalto por cima de praticamente todo o trecho de Novo Hamburgo a Morro Reuter. Na época, muitos questionaram a necessidade da obra, pois a pista não tinha buracos em vários destes trechos. Outros, em menor número, elogiaram, afinal, melhor dinheiro federal gasto aqui do que lá “para cima”, Brasil afora. Pois bem…
COLCHA DE RETALHOS
Pois bem, agora a BR-116 está tendo vários trechos recapeados do Travessão até Morro Reuter. De novo! Ficou que parece uma colcha de retalhos e antes a pista estava “lisinha”. Você trafega 30m na pista antiga, 30m na pista remendada, 30m no trecho recapeado e por aí vai. Até o som dos pneus com o atrito do asfalto é diferente e você sente que está em uma colcha de retalhos.
BRAZIU-ZIU-ZIU!
– Sobre a BR-116, ficou pior do que estava com estes desníveis e “degrauzinhos” que ficaram na pista! Coisas de “Braziu-ziu-ziu!”
– Por falar em “Braziu-ziu-ziu”, lembram da história da instalação do guincho (ou depósito de carro batido, como estão chamando) que vai se instalar na Rota Colonial defronte à cervejaria? Parece que a parte burocrática para a empresa abrir andou em tempo recorde. Será mesmo? Não pode ser, eu ainda acredito nas pessoas…
COITADO DO RIO GRANDE
– Aliás, bem diferente do Brasil e do Rio Grande, afinal, foi-se o tempo em que a gente sentia orgulho em dizer que o Rio Grande era o melhor estado do Brasil. Como a gente era idiota! Dizia que o povo gaúcho era o mais politizado, que só tinha bons políticos aqui, que o Estado levava o Brasil nas costas…
– Podemos, ainda, sentir orgulho do Rio Grande, mas, feliz ou infelizmente, onde tem político no meio, só temos decepção. Digo “infelizmente” porque é uma pena chegarmos a este ponto. Mas, por outro lado, digo “felizmente” porque, a princípio, é só onde tem políticos no meio que o negócio anda para trás. Afora os políticos, a gauchada continua “mandando ver”…
– Voltando às más notícias do RS, hoje vamos citar só duas. Primeira: O Rio Grande teve o 4º maior número de mortes do País em acidentes em rodovias federais. E, podem apostar, boa parte destas mortes é por culpa dos políticos, pois temos as piores estradas, apesar de pagarmos um pedágio altíssimo. Qualquer pedágio aqui custa perto de R$ 10, basta entrar na BR-101, em Santa Catarina, que o pedágio custa uns R$ 2,50, com uma estrada de Primeiro Mundo. É só um exemplo…
– E a segunda notícia ruim: “O RS teve um aumento de 58% no número de homicídios registrados entre 2006 e 2016”. É um número tão ruim, que estamos pior até do que São Paulo e Rio, onde as TVs vivem mostrando tiroteio. É tão terrível, que dos 11 estados onde as mortes cresceram, todos os demais ficam no Norte e Nordeste! Adivinha de quem é a culpa por ter chegado a este ponto? Isso, dos políticos, de suas leis e dos desvios que tiram dinheiro do combate ao crime!
– Apesar de tudo, finalizamos com a mensagem positiva do dia, de Augusto Cury, afinal, precisamos de um alento: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles”.