Colunistas
Raul Petry – 23/05/2022
Panela de Pressão
SÁBADO
O assunto não pode ser outro. A Feira do Mel, Rosca e Nata monopolizou todos os assuntos do fim de semana em Ivoti. Cá pra nós, nossa cidade é pequena e não tem muita outra coisa para se comentar. A Feira do Mel, Rosca e Nata merece todos os elogios. É claro que houve problemas e não foram poucos. A avalanche de público só não pegou de surpresa quem imaginava que isto ia acontecer. É claro que esperávamos acontecer todo este movimento no domingo e não no sábado. Em sábados nunca se tinha visto coisa parecida. Foi o público das Feiras anteriores do domingo. Em sábados o movimento nunca foi tão grande. O tempo também colaborou, pois o dia foi especial. Um sol a pleno e a temperatura amena.
VENDAS
O resultado de todo este público foi que limparam todo o estoque no sábado. Ninguém dava conta de atender tanta gente. A produção de rosca não deu conta. Teve feirantes que tiveram que virar a noite de sábado para domingo para repor o estoque vendido todo ele no sábado. Que bom que foi assim. Trabalho gera riqueza e a hora de faturar é a hora de faturar. Parece que os feirantes adivinharam que aconteceria isto, porque houve fila de espera para comprar espaços na Feira do Mel no mês passado.
PROBLEMAS
Estava tudo lindo, o Núcleo anda pra frente, ganhou do ano passado para este ano dois espaços, a Adoma e o local onde foi feito piso e montado um lonão. O prédio em enxaimel da Adoma é um atrativo a mais. Foi no lonão que se deu a abertura oficial. Ali foi instalado o palanque. O espaço conta ainda com feirantes e outras atrações. Tudo muito bonito e certo. O único problema, que tem que ser a próxima meta, é a falta de estacionamento. Todos os olhos têm que ser voltados para esta realidade que temos. Não há espaço para estacionar. Domingo de tarde parte do público foi embora por falta de lugar para estacionar.
INTERNET
Outro problema que temos no Núcleo é a internet. Melhorou com relação a anos anteriores, mas ela ainda deixa a desejar. Para usar o cartão de crédito foi um problema para os comerciantes. Tu tem que ficar catando sinal como um vôo de borboleta. Ali a internet já é um problema, imagina quando se juntam 10 mil pessoas.
EXPLICAÇÃO
Era previsível que a Covid trouxesse muitos prejuízos para os eventos, que na sua maioria não foram realizados nos últimos dois anos. No entanto, era previsível também que a hora em que fosse embora e os eventos voltassem, ia ser um estouro da boiada. As pessoas não aguentaram mais ficar em casa e saem para a rua passear. O Núcleo de Casas de Enxaimel é um lugar especial para um evento familiar. A Feira do Mel, Rosca e Nata é um evento para a família. São elas que vem para a Feira do Mel e das cidades grandes onde ficam enfiadas em apartamentos e se ressentem da presença da natureza. No Buraco do Diabo elas tem tudo isso. A natureza linda, produtos coloniais para comprar e muito ar puro.