Geral
DIÁRIO RURAL: agroecologia inspira festa em Morro Reuter
3ª Ecofest acontece neste domingo
*por Fábio Radke
Morro Reuter – Um evento que promove a comercialização de produtos agroecológicos, enaltece a gastronomia local e ainda fomenta discussões pertinentes a produção de alimentos livres de defensivos agrícolas, chega a sua terceira edição no próximo domingo (5). A Ecofest, a Festa da Agroecologia, já está inserida no calendário de eventos oficiais do município e este ano acontece em um momento de retomada sem as restrições em vigor em outro período. O retorno do formato presencial se aproxima carregado de otimismo por parte dos organizadores e participantes que fazem parte da promoção. A edição passada teve o formato drive-thru como alternativa e ainda promoveu entregas de kits com produtos locais em Morro Reuter e cidades vizinhas. Isso viabilizou que os alimentos dos produtos do município chegassem aos consumidores.
A Ecofest deste ano outra vez permite o convívio e o calor da relação entre quem planta, cultiva e colhe; com a outra ponta da cadeia – o consumidor que adquire um produto limpo, de qualidade e com prelo justo, e que ao mesmo tempo dá força ao movimento. A programação da Fest Feira ocorre das 10 às 17 horas, no Centro de Cultura (Rua Anita Garibaldi, ao lado da prefeitura). A programação é pensada pela Prefeitura, ecoprodutores do Município com o apoio de Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Reuter e Dois Irmãos, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Morro Reuter e Slow Food Morro Reuter.
Rodas de conversas
A participação de alguns convidados prometem aprofundar o debate em torno da utilização consciente de recursos naturais e o não uso de defensivos. O primeiro bate-papo será pela manhã sobre “Agroecologia como oportunidade e seus desafios” com a professora e engenheira agrônoma Adriana Regina Corrent (IFRS Câmpus Rolante); engenheiro agrônomo/extensionista da Emater Marcelo Biassusi; engenheiro agrônomo e produtor agroecológico Frederico Kelber e produtor agroecológico Fábio Luiz Dias.
À tarde acontece a palestra “Resiliência hídrica, soberania e autonomia” com o engenheiro civil e agrônomo Miguel Aloysio Sattler (Ufrgs). Mais tarde, o relógio do corpo humano e o uso das plantas em nossa saúde, será debatido pela professora Raquel Ávila (IFRS Câmpus Bento Gonçalves) e a extensionista da Emater de Santa Maria do Herval Márcia Londero.
No período da tarde ainda acontece bate-papo sobre “Fabricação de Cervejas e Chopp – efluentes e resíduos gerados”, comandado pelo tecnólogo em Gestão Ambiental Fábio Couto e chefe do Departamento do Meio Ambiente de Morro Reuter, Diéles Holzbach. A programação ao longo do domingo conta ainda com atividades paralelas como exposição de biodigestor, orientações sobre bioete (tratamento de água) e energia solar, feira de sementes crioulas, distribuição de mudas, participação da Cooperativa de Reciclagem Morro Reuter, apresentações musicais e Praça de alimentação.
Produção orgânica
Entre os produtores de alimentos limpos e livres de defensivos agrícolas de Morro Reuter está a Verdurico Hortaliças. A propriedade situada no interior do Batatenthal foi a primeira do município a receber selo orgânico com cadastro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Rede de Agroecologia Ecovida. A certificação foi obtida em novembro de 2020. A propriedade rural fica na Estrada Geral da localidade e surgiu em 2017 com o agrônomo Frederico Vianna Kelber.
Participantes de diferentes regiões
A Ecofest reúne empreendedores de Morro Reuter e também de municípios vizinhos. E o movimento dos participantes fortalece o evento e atrai inclusive expositores de cidades de diferentes regiões. Algumas marcas presentes nesta edição são: Naturoils, Simbiotica Bio-Alimentos, Slow Food Morro Reuter, Omas Garten Agroecologia, Orgânicos Chácara Vila Nova, Quinta das Tarumas, Verdurico Hortalicas, Família Kranz, Sitio Grunes Paradies, Reino Funghi Shiitakes, Cervejaria Stein Haus, Produtos Lilien, Vale Arvoredo, Sabores da Mutter, Laticinio Benolle, Angelita Walter (orientadora de saúde natural), Cozinha Garupa e Flavia Sardinha (Um Começo), entre outros.
Palestrante comemora eventos do gênero
Uma das convidadas desta edição, a professora e engenheira agrônoma Adriana Regina Corrent, do IFRS Câmpus Rolante, elogia a proposta do evento. “É de fundamental importância para a difusão da agroecologia como ciência e modo de vida. O evento reúne agricultores, ecologistas e consumidores e faz com que toda essa rede de envolvidos com a agricultura limpa se encontre em uma festa. Considero também importante o apoio das entidades públicas”, destaca. Adriana acrescenta ainda que o evento promove os alimentos bons, limpos e com preços justos.