Conecte-se conosco

Geral

Sindicato dos Municipários: dois dos três servidores devem regressar ao trabalho na prefeitura de Picada Café

08/06/2022 - 15h48min

Picada Café – Uma alteração na lei que regulamenta o número de servidores em mandato classista, aprovada na noite de terça-feira, 7, vai devolver ao quadro de servidores municipais pelo menos dois dos três funcionários cedidos ao Sindicato dos Municipários de Picada Café (SIMPCAF). Há cerca de dois anos três servidores estão cedidos e atuando na sede do SIMPCAF. Com a alteração, pelo menos dois deles devem regressar ao trabalho nos próximos dias. De acordo com o governo, a mudança deve gerar uma economia superior a R$ 80 mil por ano, recurso este que pode ser empregados em áreas como saúde, educação, agricultura e obras, dentre outras.

APOIO DE TODOS
A alteração da lei teve o apoio de todos os vereadores e acaba com uma discussão antiga: da necessidade de diminuir o quadro cedido, o que elevava muito o custo aos cofres públicos já que esses eram pagos com dinheiro público e atuavam a favor do sindicato. O vereador Adão Pereira dos Santos chamou de “exagero” a cedência de três servidores. “O próprio sindicato já vinha entendendo assim. Em outras cidades, como Nova Petrópolis, com muito mais servidores e associados, só é cedido um”, destacou.

RETORNO PROTOCOLADO HOJE
Dos três servidores em mandato classista e cedidos ao SIMPCAF, dois deles estão dotados na secretaria da Saúde (técnico em radiografia e técnica em enfermagem) e um na secretaria de Obras (operário). De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, Claus Altevogt, a partir da alteração na lei o Município passa a comunicar os servidores através de um protocolo. “Há um pequeno prazo que temos que dar a fim de que recebam o protocolo e nos comuniquem qual deles seguirá cedido ao sindicato. O processo todo se dará no mês de junho”, frisou. O secretário explicou ainda que tão logo os servidores efetivos regressem ao quadro, os contratados em seu lugar serão exonerados. “Isso está no contrato deles, de deixar o cargo assim que os efetivos regressarem”, detalhou. A sessão de terça-feira teve a posse da suplente Janice Seibt.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.