Conecte-se conosco

Geral

Golpistas exigem dinheiro para “não matar” vítima em Nova Petrópolis

08/06/2022 - 16h59min

Atualizada em 08/06/2022 - 17h00min

Golpes costumam se concretizar através de transferências por aplicativos (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – “Você tá envolvido em confusão e pagaram pra te matar”. Com mensagens assim, golpistas estão entrando em contato com vítimas em busca de dinheiro através de ameaças e extorsões. Segundo os criminosos, a vítima teve sua cabeça posta a prêmio e o mandante já pagou aos bandidos uma quantia para executá-la. Porém, por um valor ainda maior, a vítima pode se livrar da morte e quem morre acaba sendo quem encomendou o crime ao pistoleiro. Este é um novo tipo de golpe que tentaram aplicar recentemente em um morador de Nova Petrópolis.

De acordo com o setor de investigação da Polícia Civil, os criminosos obtém informações pessoais das vítimas através de vendas ilegais de dados na internet a partir de sites de órgãos públicos que foram hackeados. Além disso, os bandidos usam as redes sociais para descobrirem os vínculos familiares e todo o tipo de informação publicada pela própria vítima. Com isso em mãos, os golpistas entram em contato e começam as ameaças.

Negociação

Em um desses casos, o golpista entrou em contato com a vítima e começou o diálogo de maneira educada, mas logo fez a ameaça. “Primeiramente, uma boa tarde. Um forte, sincero e leal abraço aqui da parte do Marcelo Coroa. Hoje, primeira voz aqui de Nova Petrópolis. Meu mano, é o seguinte: gostaria de saber se você tá sabendo que você tá envolvido num trem. Levanta logo a mão pro céu por ter eu aqui, de linha de frente da cidade”, disse.

“Eu poupei tua vida, espero que tu seja verdadeiro com tuas palavras, estou disposto a te ajudar a prejudicar quem queria atrasar a tua caminhada”

O criminoso explica a situação de que tem ordens para matar a vítima e que também conhece sua família. “Tu não quer que teu coroa seja prejudicado, não. Teu pai, né meu mano?”. No entanto, oferece uma negociação. Por ser “primeira voz” de Nova Petrópolis, o golpista diz que se a vítima pagar a ele mais do que o mandante pagou, ele mataria o mandante e não ele. “Só depende de ti, aí. Tu não precisa ir embora da cidade, pode ficar no teu canto, tranquilo, fazer teu dia a dia de boa. Agora, se tu quiser que a gente pegue ele, tá contigo. Tu vai ter que pagar um valor mais alto e eu vou permitir torar ele pra ti”, oferece.

“Pode ir na polícia, onde você quiser”

A vítima entendeu que tratava-se de um golpe e passou a conversar com o suposto matador. Os valores não foram informados, mas, aparentemente, o morador aceitou pagar uma quantia para o criminoso e ambos combinam o pagamento. “Eu poupei tua vida, espero que tu seja verdadeiro com tuas palavras, estou disposto a te ajudar a prejudicar quem queria atrasar a tua caminhada. Paga de louco, não. Pega a visão do certo e age na transparência. Pode me bloquear, pode ir na polícia aonde você quiser”, alertou o bandido.

Como agir

De acordo com a Polícia Civil, ao receber contatos assim, deve-se imediatamente bloquear o número para não ser manipulado e ir até uma delegacia, registrar uma ocorrência e ser orientado em como agir. Outra dica é sempre ter cuidado com o que se expõe em redes sociais e não aceitar perfis de pessoas desconhecidas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.