Conecte-se conosco

Geral

Idoso, cuidado com os golpistas!

23/06/2022 - 16h32min

Profissionais da Sicredi palestraram para os idosos no evento (Créditos: Flavia Azolin/PMNP)

Palestras do Junho Violeta falam sobre os principais ataques contra a terceira idade

Nova Petrópolis – A conscientização e o combate à violência contra o idoso é tema da campanha Junho Violeta, campanha anual que ocorre no mês de junho e recebeu a cor para distingui-la das demais campanhas. A data chave da campanha é o dia 15 de junho, que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a terceira idade. A data foi declarada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

 

Nova Petrópolis promove a campanha que, neste ano, focou nos golpes financeiros onde as vítimas são pessoas da terceira idade que na maioria das vezes cai em golpes por ingenuidade ou, até mesmo, por não estar tão integrado aos sistemas de tecnologia digitais que avançam todos os dias. No dia 15, dia D da campanha, o Centro de Referência de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso promoveram em encontro e duas palestras sobre combate à violência na terceira idade.

 

COMO PREVINIR? – A primeira palestra foi intitulada “Golpes contra pessoa idosa, como se prevenir?”, ministrada por Tanise Thiele e Michele Finger Braun, integrantes da Sicredi Pioneira. As profissionais apresentaram os golpes mais comuns aplicados contra idosos, ressaltando a importância de buscar instituições confiáveis como fonte de informação. Elas também destacaram a importância de questionar situações que envolvem fluxo de dinheiro e de informações pessoais.

 

Já a segunda palestra foi ministrada pelo psicólogo Bruno Cadigune, e teve como tema “Os impactos psicológicos da violência contra o idoso”. Durante a apresentação, o psicólogo falou como o sofrimento psíquico é, em muitos casos, ignorado, o que gera ainda mais sentimentos de angústia. O psicólogo ressaltou que a violência psicológica contra a pessoa idosa envolve comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar da vítima. Entre as formas de violência psicológica contra, o Bruno destacou agressão verbal, constrangimento, uso de palavras depreciativas e falta de respeito à intimidade da vítima. O palestrante ainda destacou que a violência psicológica pode ser sutil, sendo uma das mais associadas ao silêncio. O falou da importância de acolher e considerar as particularidades e sentimentos dos idosos. “Devemos olhar para o sentimento de cada um, pois nunca desaprendemos a sentir” disse.

 

Zelar pelo bem-estar

O prefeito Jorge Darlei Wolf participou do evento e destacou a importância de zelar pelo bem-estar dos idosos. Ele ressaltou a necessidade de, a sociedade como um todo, estar informada e atenta para se proteger dos criminosos.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.