Colunistas
Raul Petry – 23/06/22
Panela de Pressão
CONTAS
O Tribunal de Contas não aprovou o ano de 2016, o último do mandato de Arnaldo Kney. No entanto, a palavra final está com a Câmara de Vereadores. As contas estão lá para serem votadas. O motivo é o rombo de 1,6 milhão, o que a legislação não permite. Na época a previsão de rombo nas contas era de muito mais. A sorte da administração da época foi um bom dinheiro que entrou em dezembro daquele ano. O governo federal promoveu uma anistia para quem tivesse dinheiro não declarado no exterior mediante pagamento de multas desde que fosse declarado. Entraram bilhões e o dinheiro foi dividido entre as três esferas da Federação. Os municípios receberam uma bolada. Não fosse o dinheiro inesperado e o rombo teria sido muito maior.
DESAMPARADOS
A população está desamparada no que toca a sua defesa pelos seus representantes. Por exemplo, a gasolina não para de crescer, a luz vai subir de novo, mesmo com os reservatórios cheios, os planos de saúde também. Reclamar para quem? A inflação é mundial por causa a pandemia e um pouco a guerra da Ucrânia. No entanto, podiam baixar imposto para diminuir os aumentos.
TAPA-BURACOS
Os vazamentos de água continuam porque a rede antiga é precária e nunca foi trocada. Um bom conserto ameniza o estrago na pavimentação. No entanto, há denúncias de que o material utilizado agora não é o apropriado para este tipo de situação. Por isto que os locais onde havia vazamento, a pavimentação afunda logo em seguida. O pessoal tinha que dar uma olhada logo nisso.
RENDA
Diminuiu muito a venda de imóveis, logo agora que há mais de 15 prédios em construção. O grande problema é o aumento dos juros. As prestações encareceram muito e uma boa parte dos potenciais compradores não conseguem comprovar renda para um financiamento.
DIESEL
Quando se pensava chegar numa situação dessas. O diesel custa mais caro ou tanto quanto a gasolina. Quem podia queria ter um carro a diesel por causa do preço tinha. Agora essa!
IVOTI100
O projeto Ivoti100 está na reta final e a partir de agora só faltam as audiências públicas e aprovação pela Câmara Municipal. O lançamento será no auditório do Instituto de Educação Ivoti na noite do dia 27 de junho, segunda-feira que vem. Vale lembrar que ali deverão constar todas as diretrizes que nortearão o futuro do município até o dia em que completar 100 anos em 2064. Ivoti se emancipou no dia 19 de outubro de 1964.
13 SALÁRIO
A Prefeitura de Ivoti pagou a primeira parcela do 13o salário dos servidores municipais. Os municípios têm dinheiro em caixa como nunca antes, isto que são os primos pobres da Federação. De 900 milhões que pagamos de impostos em Ivoti todos os anos, ficam aqui ou retornam um pouco mais de 100 milhões.