Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 04/07/2022
Nova Petrópolis
FESTIVAL
Começou o tão aguardado Festival Sabores da Colônia. Sobre este início residia uma grande expectativa, por se tratar da mudança de um grande evento, da Rua Coberta para o Centro de Eventos. Muito já se falou de que isso é necessário. Na verdade, desde que o ex-prefeito Roberto Kehl construiu o Centro de Eventos se fala que aquela infraestrutura grandiosa precisa ser melhor aproveitada. Agora isso começou a se tornar realidade.
AGENDA
Segundo o prefeito Jorge Darlei Wolf, o Centro de Eventos está com reservas para todos os finais de semana até novembro. Uma dessas reservas que estão na agenda é a Oktoberfest, que vai acontecer de 11 a 23 de outubro. Vai ser a primeira edição e a promessa é de uma festa com grandes bandas.
MAIS MUDANÇAS
Ouvi de mais de uma pessoa que a tendência é de mais eventos sendo transferidos para o Centro de Eventos no próximo ano. Esse parece ser um posicionamento consolidado dentro da Administração Municipal, ainda mais diante de resultados satisfatórios nesta primeira experiência do Sabores da Colônia.
FORNOS
Voltando ao Festival Sabores da Colônia. Ainda não tivemos informações em termos de resultados do evento nesses primeiros três dias. O que chegou até mim é que para o ano que vem vão ser construídos mais fornos para assar pão e cuca. Essa foi uma novidade deste ano e já caiu nas graças do povo. Mas são só dois fornos e o número já foi considerado insuficiente para atender toda a demanda.
BAILES
É impressionante como Nova Petrópolis consegue ter várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Sábado de noite, além do Festival Sabores da Colônia, tinha baile no Pinhal Alto, no CTG e em Arroio Paixão. E eu sou capaz de apostar que em nenhum deles faltou público.
EDUARDO LEITE
Estamos em julho e em outubro tem eleição. Dá para imaginar a quantidade de políticos circulando pelas dependências do Centro de Eventos. E um dos primeiros a chegar foi o ex-governador Eduardo Leite, que também é candidato para voltar ao Piratini em 2023. Ele visitou a cidade na sexta-feira de manhã. Nas redes houve muitos xingamentos contra ele. Eu concordo com as críticas relacionadas à aposentadoria que ele tentou receber. Um verdadeiro escândalo. Mas não concordo com aqueles que dizem que Eduardo Leite quebrou o Estado durante a pandemia. O governador se saiu muito bem, inclusive melhor que o presidente Jair Bolsonaro, que praticamente só atrapalhou. E tem mais uma: o Estado não está quebrado coisa nenhuma. Já esteve muito pior e graças a esta gestão que as coisas começaram a melhorar.