Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 07/07/2022
Nova Petrópolis
BURACOS
O presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva, vem fazendo uma observação muito pertinente sobre os buracos que começaram a aparecer nas ruas depois do período de chuvarada. Sim, porque são muitos buracos que surgiram por aí. Alguns até já foram tapados. Ontem de manhã vi uma equipe da Prefeitura fazendo esse serviço no Centro. O que o presidente vem observando é que os buracos apareceram em umas ruas e em outras não. Significa que existe uma diferença na qualidade do asfalto.
MAIS MOVIMENTO
É claro que outros fatores podem influenciar no desgaste das vias, como o maior movimento de veículos ou até o peso deles. Uma rua onde passam muitos caminhões carregados tende a durar menos. Mesmo assim, é um ponto que deve ser levado em consideração. Ruas onde apareceram muitos buracos ultimamente, provavelmente tiveram o asfalto mal feito.
2020 OU 2021
Na sessão desta semana o vereador Tarcísio Brescovit chamou a atenção para um desses defeitos no asfalto. Ele apresentou um pedido de informações sobre a rua Rio Branco, especificamente na frente do Conselho Tutelar, onde abriu-se uma cratera. E afirmou que esse trecho foi recapeado em novembro de 2021. Seria realmente uma durabilidade curta se menos de um ano depois o asfalto já estivesse dando defeito. Mas Bresco foi questionado pelo vereador Alexandre da Silva. Segundo o presidente, essa rua não foi recapeada em 2021, mas sim em 2020, inclusive pouca antes da eleição. Freitas, que era secretário de Obras na gestão passada, não ajudou a esclarecer os colegas. Talvez a dúvida seja esclarecida na sessão da semana que vem.
GARANTIA
Mas tanto faz se a rua foi recapeada em 2020 ou 2021. Se hoje já está apresentando defeitos, a garantia tem que ser acionada e a empresa responsável pela obra tem que fazer o conserto.
30 DIAS DE GANCHO
Por falar em Bresco, ele corre risco de pegar 30 dias de gancho por causa daquele episódio no mês de março, quando crianças foram levadas por ele para a tribuna da Câmara. Uma comissão de vereadores foi formada para apurar o caso e a conclusão é de que Bresco desrespeitou o Regimento Interno da Câmara, sugerindo o afastamento do cargo por 30 dias como punição. Agora todos os vereadores precisam votar esse relatório, decidindo se o colega será punido ou não.
LINHA BRASIL
Hoje de noite tem o projeto Fala Comunidade na Sociedade Linha Brasil. A reunião da Administração Municipal, vereadores e moradores começará às 19h30.