Conecte-se conosco

Geral

VÍDEO: assista ao momento que levou a instauração do processo que poderá afastar o vereador Brescovit

12/07/2022 - 11h11min

Nova Petrópolis – O vereador Tarcísio Brescovit poderá ser suspenso da Câmara de Vereadores por falta de decoro parlamentar. A votação será na sessão de hoje (12 de julho), quando o projeto de resolução será votado.

As acusações contra o vereador partem da sessão do dia 15 de março deste ano, quando estava em alta a discussão sobre o uso facultativo de máscaras como forma de proteção durante o enfrentamento a pandemia. Já se especulava que o uso facultativo seria decretado pelo Estado, fato que se concretizou no mesmo dia quando o Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu desobrigar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. A permissão começou a valer a partir do dia seguinte.

Na sessão, Brescovit foi o primeiro a pedir a palavra quando o presidente da Casa, Alexandre da Silva (PSB) passou para o espaço das explicações pessoais. Ele chegou ao microfone e, antes de começar a falar, chamou pessoas que estavam na plateia para subir ao palco do Plenarinho, onde ocorre a sessão. “Peço por favor que vocês venham aqui atrás com os ‘cartaz’ de vocês e mostre para aquela câmera lá, [para] que a comunidade possa ver o que está se passando”, disse. Passados alguns segundos, ele estende o convite. “As crianças também podem vir aqui”, diz.

Em seu discurso, ataca o uso obrigatório de máscaras e usa de exemplo as crianças que, segundo ele, sofriam com o uso diário no ambiente escolar. “Por que nossas ‘criança’ têm que andar com essa porcaria aqui”, diz o vereador, em alto tom, ao bater com a máscara na Tribuna. “Querem matar aos poucos nossas crianças”, diz.

O vereador começa a passar o microfone pedindo depoimento das crianças e alegando que em outros ambientes, como restaurantes, o uso não é obrigatório. Após falar isso, uma das mulheres que estava presente puxa um coro que começa a gritar “chega de máscara”, quando o presidente Alexandre tenta conter e é contestado por Bresco que diz que ele cedeu a palavra aos manifestantes. Neste momento os vereadores começam a discutir sobre a opinião de cada sobre o uso das máscaras, ao qual o vereador chama por diversas vezes de ‘focinheira’.

Confira o vídeo das Explicações Pessoais, espaço usado pelo vereador para fazer o manifesto envolvendo comunidade e crianças.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.