Conecte-se conosco

Geral

Arno Carrard recebe título de Cidadão Honorário em Hortêncio

12/07/2022 - 12h56min

Atualizada em 12/07/2022 - 13h34min

São José do Hortêncio – O advogado Arno Eugênio Carrard, que atuou na Emancipação do município recebeu o título de Cidadão Honorário na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, 11. A autora da proposta é a vereadora Lenir Reichert, que contou com a assinatura dos colegas Nilton Hafemeister e Valdir Dill.
Estavam presentes a autora do projeto e seus colegas, o presidente da Câmara, Roger Petry, a prefeita Ester Dill Koch, o prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, o ex-prefeito de Linha Nova, Guiomar Wingert, a secretária de Saúde, Verônica Koch, entre outras autoridades. Roger convidou o homenageado para sentar à mesa e fez a abertura do evento, lembrando de todos que contribuíram com a emancipação.
Em 1981, Carrard liderou o movimento pela emancipação de Bom Princípio e São Vendelino então distritos de São Sebastião do Caí.
A partir dessas primeiras emancipações houve a motivação para que outros distritos do Caí passassem a querer a sua independência da sede: São José do Hortêncio, Capela de Santana, Harmonia, Tupandi, São Pedro da Serra, São José do Sul, Barão, Alto Feliz, Vale Real, Linha Nova, Brochier, Maratá. Todos persistiram no mesmo caminho.
O plebiscito foi então realizado em 20 de dezembro de 1987, com a maioria dos votos favoráveis. É justamente em 20 de dezembro que é comemorado o aniversário do município, que já está com 33 anos. Elevado à categoria de município efetivamente com a denominação de São José do Hortêncio, pela Lei Estadual nº 8.576, de 29 de abril de 1988, sendo desmembrado do município de São Sebastião do Caí. Foi constituído do distrito sede e instalado em 1º de janeiro 1989.

                  

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.